quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NOVEMBRO É O MÊS DOS HOMENS: SAIBA MAIS SOBRE ESSA ÉPOCA

Muita gente não sabe, mas não são só as mulheres que são privilegiadas com um mês inteiro direcionado a elas, com uma ampla discussão sobre o câncer de mama e a importância da sua prevenção. Novembro está aí e agora é a vez de conscientizar as pessoas, especialmente os homens, acerca do câncer de próstata.

Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o Novembro Azul, como é chamado, quer chamar a atenção dos homens para a necessidade de realizar o exame de próstata, periodicamente, para detectar ou não o câncer rapidamente. O projeto dá continuidade à campanha Um Toque, Um Drible, lançada em 2008, com o objetivo de tentar fazer com que os homens percam o receio de realizar o exame de próstata.

Vale ressaltar que quase 50 % dos brasileiros nunca foram ao urologista, fato que merece bastante atenção, até porque o exame de próstata deve ser feito periodicamente, a partir dos 50 anos ou acima dos 40, caso possua algum fator de risco.

O câncer de próstata é o segundo mais recorrente no Brasil, ficando atrás, apenas, do câncer de pele. Em Petrolina, até o final do mês, a campanha “azul” recebe apoio através da iluminação de pontos importantes da cidade, como a Prefeitura, o Monumento da Integração e o Cruzeiro da Concha Acústica.

Tanto em Petrolina, como em Juazeiro, é possível realizar o exame de próstata - no posto de saúde mais próximo - a partir dos 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário