quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MAIS DE 240 CASOS DE AIDS REGISTRADOS EM FEIRA DE SANTANA EM 2014

Exatos 242 novos casos de HIV foram registrados no ano passado, em Feira de Santana, pelo Programa Municipal DST/HIV/Aids. Em 2013 foram diagnosticadas com a doença 230 pessoas. O programa realizou, durante a campanha “Dezembro Vermelho”, mais de 400 testes rápidos, dos quais sete foram positivos.
Preocupada com as informações, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) alerta população sobre importância do uso da camisinha. “O uso de preservativos nas relações sexuais é de extrema importância para o combate às doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo da Aids. O sexo sem proteção é um perigo! Quando a dúvida existe, é melhor realizar um teste rápido que identifica o HIV, pois a identificação na fase inicial da doença é sinônimo de tratamento com maiores chances de sucesso. A Aids não tem cara, nem cor, nem idade e nem sexo. Por isso, todo cuidado é pouco. O carnaval está chegando. Previnam-se!”, afirma a parlamentar.
Aids é uma deficiência no sistema imunológico, associada à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções e câncer. O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno; nas relações homossexuais ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha; através do compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis; na transfusão de sangue contaminado; com o uso de instrumentos que cortam ou furam não esterilizados, e da mãe infectada para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Ascom Dep Graça Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário