quinta-feira, 26 de março de 2015

França: Investigadores afirmam que copiloto derrubou avião de propósito

A investigação sobre a catástrofe do Airbus A320 da companhia Germanwings nos Alpes franceses deu nesta quinta-feira (26) uma guinada inesperada, com a revelação pela justiça francesa de que o copiloto teria provocado deliberadamente a queda do avião.
A revelação espetacular, após a análise de uma caixa-preta encontrada na terça-feira (24) no local da catástrofe, coincidiu com a chegada à França de parentes das 150 vítimas, que ficaram sabendo em primeira mão das informações, antes da entrevista coletiva do promotor público de Marselha, Brice Robin, no aeroporto de Marignane (sul da França).
As motivações do copiloto, Andreas Lubitz, alemão de 28 anos, não foram determinadas, mas o promotor destacou que ele não estava fichado como terrorista, informação confirmada por Berlim.
O copiloto, que ficou sozinho na cabine após a saída do piloto, acionou o mecanismo de descida e não abriu a porta para permitir o retorno do comandante, segundo o promotor.
“Na caixa-preta é possível ouvir vários apelos do comandante para pedir acesso à cabine de pilotagem, mas não houve resposta do copiloto”, disse Robin.
Andreas Lubitz, cuja respiração regular é ouvida até o fim, também não respondeu aos chamados da torre de controle que percebeu a descida fora do normal da aeronave.
Vontade de destruir
“A interpretação mais verossímil é que o copiloto, voluntariamente, se recusou a abrir a porta da cabine ao comandante de bordo e acionou o botão de perda de altitude, por uma razão que ignoramos totalmente, mas que pode ser analisada como uma vontade de destruir o avião”, disse Brice Robin, que coordena a investigação.
Quase 200 parentes das 150 vítimas fatais chegaram nesta quinta-feira à região da tragédia e foram levados para o local do acidente, de maneira discreta e longe da imprensa. (Fonte/foto: AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário