quinta-feira, 20 de julho de 2017

Especial: Depois do Fantástico, Edição da Revista Ciência para a Vida, do Rio Grande do Sul, destaca a força do vinho de Lagoa Grande

Especial: Depois do Fantástico, Edição da Revista Ciência para a Vida, do Rio Grande do Sul, destaca a força do vinho de Lagoa Grande

A 21ª Edição da Revista ‘Ciência para a Vida’ traz em edição especial a força do vinho produzido em Lagoa Grande-PE em sua matéria de capa. O sucesso deste ‘santo alimento nosso de cada dia’, que conquistou o Brasil e está conquistando o mundo, recentemente foi destaque no Programa Fantástico, veiculado em rede nacional pela Rede Globo, onde enfatizou que os vinhos, na dose certa, fazem muito bem a saúde, pois,apresentam maior teor de resveratrol, presentes nas uvas tannat, merlot e cabernet sauvignon. O vinho tem polifenóis em quantidades super apreciáveis pelo sistema biológico.


A Revista veiculada pela Embrapa de Bento Gonçalves, RS destaca
O vinho acompanha a humanidade desde tempos remotos, preenchendo as páginas da história e da mitologia e é, tradicionalmente, um produto de regiões de clima temperado. Agora, essa bebida secular anda desafiando fronteiras. As videiras que lhe dão origem desenham uma nova geografia e crescem onde o sol forte reina o ano inteiro. Seca, altas temperaturas, pouca chuva não parecem impedi-las e não amedrontam pesquisadores e produtores determinados a obter, mesmo nessas condições, vinhos de qualidade. É o que se observa no Vale do São Francisco, no Semiárido nordestino, aonde vinhos e espumantes vêm sendo produzidos durante todo o ano, graças à associação entre características naturais da região e tecnologia gerada pela pesquisa agropecuária.

O Semiárido Brasileiro no mapa da vitivinicultura

O ‘miolo’ da reportagem narra, experiências de jovens produtores entusiasmados com as novas possibilidades de trabalho, realização pessoal, renda e geração de emprego proporcionados por esse vinho solar, que inspirou a primeira capa totalmente ilustrada. A designer Luciana Fernandes guiou-se por Van Gogh, artista que utilizava como técnica a tinta a óleo e pinceladas justapostas lado a lado. Na capa, foi usado giz pastel oleoso, que, com seu toque macio e preciso, deu ritmo à ilustração. É marcante na capa o contraste entre as cores − o vinho da bebida, o amarelo do sol e o verde do mandacaru, planta típica da região semiárida, assim como os tons de terra, que caracterizam a aridez e secura do solo de Lagoa Grande no Sertão Pernambucano.

O Prefeito Vilmar Cappellaro, agradece ao companheiro Dr. Mauro Zanus, Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves por colocar a cidade em evidência nacional na capa da XXI ciência para a vida: vinho do sol: tecnologia e manejo sofisticados colocam o Semiárido brasileiro no mapa da vitivinicultura.

 

ASCOM – Gerência de jornalismo Sérgio Martins DRT/PE 6056  Foto: O Globo Fonte: Links citados

Nenhum comentário:

Postar um comentário