sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O MUNICÍPIO DE AFRÂNIO É DESTAQUE NO ANO DE 2016 NO ÍNDICE DE GESTÃO FISCAL – IFGF Gestão da Prefeita Lúcia Mariano

O Índice de Gestão Fiscal – IFGF é uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativapossibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.  
            O Município de Afrânio é um exemplo de gestão fiscal. Ficando na 11ª posição em todo o Estado de Pernambuco no ano de 2016, que possui 185 municípios e era administrado pela ex-Prefeita Lúcia Mariano. Em outras palavras, isso significa que o município foi muito bem quanto a utilização de todas as receitas do município, quando falamos de Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, na área da saúde, educação, infraestrutura urbana, saneamento básico nas zonas urbana e rural.

Leitura do IFGF
Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário