sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Feriado da Data Magna de Pernambuco pode trazer prejuízos ao comércio de Petrolina, diz CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina admitiu que o próximo dia 6 de março, alusivo à Data Magna de Pernambuco – que a partir deste ano passa a valer como feriado oficial – pode acarretar prejuízos ao comércio local. Antes, o pernambucano comemorava a data histórica no primeiro domingo do mês de março, mas como ponto facultativo.
A nova Lei, de autoria dos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB), foi aprovada em junho de 2017, oficializando o dia como mais um feriado em nível estadual. A data marca o início da Revolução Pernambucana de 1817, considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil.
Por ano, Petrolina para por cinco dias devido aos feriados municipais; outros 15 em respeito às datas oficiais do estado, e mais oito dias por conta dos feriados nacionais. Para o presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar, o feriado vai afetar diretamente o comércio varejista.
O período entre o Carnaval e a Semana Santa é um momento muito difícil para o lojista, e mais um feriado atrapalha esse momento, que é de recuperação. Nós respeitamos a Data Magna do Estado por tudo que ela representa para a nossa história, porém ela sempre foi comemorada em um dia que não afetava a nossa economia. Agora, com essa nova Lei, teremos um dia de trabalho a menos“, protestou o presidente.
Impactos
A entidade informa ainda que não tem como calcular precisamente os impactos ocasionados pelo novo feriado estadual. Mas, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), no ano passado o varejo no país deixou de lucrar R$ 1,5 bilhão, por feriado. Para 2018, a estimativa de perda para o comércio com os feriados em todo o país é de R$ 22 bilhões. (foto/arquivo divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário