A programação da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuvafest 2011), que acontece de 6 a 9 de outubro em Lagoa Grande (689 Km do Recife), no Pólo Vitivinicola do Vale do São Francisco, terá entre as novidades este ano a realização o I Seminário sobre Agroindústria Familiar no Turismo que acontece dias 7 e 8 de outubro, a partir das 16h, no auditório do pátio de feira montado do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, local oficial do evento. A proposta da discussão e mostrar para os agricultores familiares da região como eles podem agregar valor à produção agrícola, diversificando as atividades, utilizando a criatividade e tendo como conseqüência, a elevação da renda e a melhoria da qualidade de vida. “Vamos trazer exemplos de sucesso deste modelo que um dos principais geradores de renda na região da Serra Gaúcha. No Vale dos Vinhedos, cidades como Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, têm com umas das fontes da economia local a integração da produção vinícola com as visitações de turistas as áreas produtoras e seus parques produtores e industriais, entre outras atrações”, conta o presidente da Assitur e coordenador geral da Vinhuvafest, Nivaldo Carvalho.
Conforme Nivaldo, são propriedades de pouco hectares, que são parceiras das grandes vinícolas da região e que recebem os turistas como muita alegria e satisfação. Roteiros como o Caminhos de Pedra e o Vale das Antas, sãos os mais visitados e serão apresentados no Seminário que integram as empresas Casa da Ovelha; Casa do Tomate e a Casa Possomai, todas localizadas na região de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, considerado o berço da chegada italiana ao Brasil.
“Esta alternativa econômica representa 30% da receita do empreendimento”, revela o presidente da Assitur e coordenador geral da Vinhuvafest, Nivaldo Carvalho. Nivaldo irá mediar o seminário junto com o enólogo Jovino Nolasco, da Eonturismo Brasil, bastante conhecedor da junção produção vinícola e enoturismo rural no Sul do país.
O presidente da Vinhuvafest, Jorge Garziera, assinala que a realização deste I Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo visa promover um novo cenário para o Pólo Vitivinícola do Vale do São Franciscp. “É uma alternativa viável. Temos em Lagoa Grande três importantes cadeias produtivas, a do vinho e da uva, a do tomate e a caprinoovinocultura, que unidas podem colocar em prática esta diversificação da produção e com foco no turismo rural que pensamos em viabilizar desde a criação do pólo e da Feira do Vinho e da Uva”, assegurou.
Programação
O Seminário será aberto no dia 7 com a apresentação do projeto da Agroindústria Familiar no Turismo para Lagoa Grande e as falas da prefeita Rose Garziera e dos secretários estaduais, Ranilson Ramos (Agricultura e Reforma Agrária) e Alberto Feirosa (Turismo). A abertura das discussões será às 16h30 e o público alvo são criadores de caprino e ovino em grande ou pequena escala, tomatecultores e agricultores que visam diversificar suas atividades e aumentar a renda familiar, sejam pequenos, médios os grandes produtores.
O primeiro tema em debate será a Ovinocultura no Turismo, tendo como palestrante o produtor Tarso Michelon, da Casa da Ovelha de Bento Gonçalves. Às 17h, o foco será a Tomatecultura no Turismo, tendo á frente Célio Lerin, da Casa do Tomate, pequena industria também de Bento. Os dois emprrendimento integram o roteiro Caminhos de Pedra. A experiência da família Possamai, da famosa Casa Possamai, é a discussão das 17h30, com a palestras de Jurandir Possamai e o modelo do roteiro Vale das Antas, em Bento Gonçalves. Ainda no primeiro dia do Seminário, os produtores Roque e Loreni Lovisa, de Mote Belo do Sul, debatem a partir das 18h a Agroindústria Familiar no Turismo Rural. E às 18h30, Silvério Salvati, da Vinícola Salvai/Sireno, apresenta o Resgate Histórico no Turismo. A palestra de Salvati será destinada a vitivinicultores, trade turístico, empresários e agricultores. A partir das 19h30, os palestrantes voltam a debater os temas com um novo grupo. O espaço terá capacidade para 60 pessoas.
Os temas voltam a serem discutidos no dia 8 de outubro, mas das 19h às 20h será aberta a mesa redonda sobre a Enoteca de Vermelhos, povoado de Lagoa Grande. O espaço é o primeiro acervo publico sobre vinhos do mundo e está em fase de conclusão para entrar em funcionamento. Os mediadores serão Nivaldo Carvalho, da Assitur e Jovino Nolasco, do Enoturismo Brasil LTDA. O debate será voltado para empresários, trade turístico, lideranças políticas e empresariais e agricultores. O Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo é uma promoção da Prefeitura Municipal e realização da Associação de Turismo na Ride Petrolina/Juazeiro (Assitur), Enoturismo Brasil LTDA , com apoio Empetur, secretaria de Agricultura e de Turismo do estado, Codevasf, Sebrae, Embrapa, Fazenda Ouro Verde, Fazenda Garibaldina/Vinícola Garziera, Opção Turismo, Rádio Difusora 890 FM e JB Hotel.
MAIS INFORMAÇÕES
NIVALDO CARVALHO – 87 9967-6306
JORGE GARZIERA – 87 9609-3313