Fundador da grande e querida IZACOLANDIA.
Ao longo de sua vida ele trabalhou em prol do seu semelhante, de maneira que essas pessoas tivessem melhores condições de vida, buscando junto aos governantes ajuda no sentido de favorecer o bem estar social das pessoas. Entre as realizações feitas por ele na comunidade podemos citar: construção de duas escolas escola, da Igreja, Creche, Praça, Centro comunitário e outros benefícios sociais como cursos para comunidade.
Conhecendo as suas contribuições e o seu papel nesta localidade é necessário à preservação da memória, dando possibilidade às novas gerações conhecer o seu legado e preservá-los, de forma que a sua história não venha se perder no tempo, e sim perpetuar-se.
Isaac viveu em Petrolina até o ano de 1977,mas já tinha comprado sua segunda residência em Izacolandia construída por ( Lourival Vieira) em 1974 onde vinha passar os finais de semana com sua família. Sua filha Elenilde Dias casou-se em 14 de Maio de 1977 onde a festa foi aqui nesta localidade e a mesma mora aqui desde então. quando neste período o Prefeito de Petrolina era Dr. Geraldo Coelho com quem ele desde década de 60 havia construído uma grande amizade.
Isaac viveu em Petrolina até o ano de 1977 quando faz um pedido ao então Prefeito de Petrolina Geraldo de Souza Coelho para ir embora para Bacurau (hoje Izacolândia), assim chamada àquela localidade. Tinha esse nome porque ali funcionava uma usina de Caroá de seu Antônio Ferreira.
A foto seguir mostra o que restou dessa usina: um motor ainda hoje existente em Izacolândia.
Num período de aproximadamente um ano ele conseguiu reunir uma população de setecentos e cinquenta pessoas no povoado, conseguindo luz, água e o principal: um grupo escolar para comunidade. Isaac via a educação como a maior riqueza que se podia oferecer a alguém e tudo que estava ao seu alcance fez para que seus filhos pudessem estudar, deixando as duas formada.
Quando Isaac chegou a Bacurau começou uma luta para organizar o povoado; primeiro ele foi a Prefeitura para conseguir terrenos para construção de casas. Em uma de suas entrevistas ao Jornal Tribuna do Sertão no ano de 1981 é possível perceber a sua firmeza.
Primeiro o lugar foi chamado de Bacurau, depois de Terras dos Altos e por último de Izacolândia. Segundo o radialista Carlos Augusto o nome teria surgido de uma brincadeira proposta por um dos Secretários da gestão do Ex. Prefeito Geraldo de Souza Coelho Carlos Nascimento. Ele gostava muito de brincar de colocar nomes nos bairros de Petrolina e esse nomes terminavam tornando-se próprios desses locais; foi assim com o José e Maria e Izacolândia : “Vamos chamar o lugar onde Isaac mora de Izacolândia em homenagem a ele; aí começou a chamar assim; resultado passou a ser Izacolandia”
texto: Elenilde dias Fotos: Isael Cordeiro