terça-feira, 21 de janeiro de 2014

São Paulo: policiais só terão bônus de R$ 2 mil se diminuírem assassinatos em 7%

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o secretário de Segurança Pública Fernando Grella anunciaram, na manhã desta segunda-feira, as primeiras metas do Estado para que os policiais civis, militares e técnico-científicos possam receber os R$ 8 mil por ano de bonificação. Para o primeiro trimestre de 2014, os policiais terão que reduzir em 7% no número de vítimas da chamada letalidade violenta (homicídios e latrocínios), ou seja, 1.270. Já o objetivo para o número de roubos é não fazer com que esse quesito aumente, se mantendo em 57.384, seguido por 50.710 no furto de veículos. Apesar de o projeto ainda não ter sido aprovado na Assembleia Legislativa, a bonificação já passa a ser contada a partir de 1º de janeiro de 2014. “O plano estimula o trabalho em equipe e, com metas definidas, dá objetividade ao trabalho das polícias”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. Para explicar as metas aos policiais, a SSP organizou um seminário, detalhando as regras e parâmetros que definirão o pagamento dos bônus. Ao todo, 2.200 policiais com cargos de comando nas polícias Militar, Civil e Científica participaram do encontro, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. O valor do bônus será condicionado à redução dos indicadores e varia de acordo com o resultado geral do Estado, região ou área. O valor padrão será de R$ 2 mil por policial das áreas que atingirem todas as metas no trimestre, desde que o Estado também atinja. Além disso, um valor adicional de até R$ 3 mil será pago a cada trimestre às cinco áreas com os melhores desempenhos no período. A bonificação ainda poderá ser distribuída, em valores menores, caso apenas dois dos três indicadores tenham sofrido a redução. O pagamento irá variar de R$ 250,00 a R$ 1,5 mil, dependendo de quanto a área e o Estado ficarem distantes de atingir a redução proposta. “Estamos melhorando a gestão das polícias para resolver e prevenir mais crimes. O objetivo, ao adotar um plano de metas, é um só: reduzir a criminalidade”, disse o secretário da Segurança, Fernando Grella. “Os policiais já estão comprometidos com esse objetivo, pois essa já é a sua missão. O programa de metas busca dar maior incentivo a eles e premiar aqueles que forem além do cumprimento do dever”, disse o secretário. 
Imagem: Google

Fonte: Terra

Coleta seletiva da Embrapa Semiárido não é feita como deveria, denuncia leitor

A coleta seletiva realizada pela Embrapa Semiárido é duramente criticada pelo leitor Mário Júnior. Num e-mail enviado ao Blog, ele faz sérias ressalvas à coleta. Confiram:
A Embrapa Semiárido diz ter uma coleta seletiva de lixo. Pra quem chega de fora, pensa que realmente isso exista, mas pra quem trabalha lá sabe que isso não passa de uma farsa, pois o lixo é colocado todo em um terreno baldio, depois é queimado sem o mínimo respeito para com o meio ambiente, e o lixo químico é amontoado em galpões escondidos na caatinga.
Não sei o que a auditoria faz, que todos os anos passa por lá mas não enxerga nada disso.
Mário Júnior/Leitor

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ônibus da banda Raça Negra tomba na BR-101, em Pernambuco

Um ônibus da banda Raça Negra derrapou e tombou na BR-101, próximo à cidade de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, na madrugada desta segunda-feira (20). O grupo de pagode vinha de um show em Natal (RN) e embarcaria do Recife para Salvador (BA), de avião. Pelo menos onze integrantes da equipe e o vocalista ficaram feridos, como informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Igarassu, Grande Recife.
Seis dos músicos foram encaminhados para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também no Grande Recife. De acordo com informações repassadas pela emergência do hospital, dois deles estão no bloco cirúrgico e os outros quatro, em atendimento na emergência. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos músicos e equipe.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarrasu, outros seis passageiros do ônibus foram atendidos, entre eles o vocalista da banda, Luiz Carlos, que teria sofrido uma torção no braço direito. Com quadro estável, todos já receberam alta, segundo informação de um enfermeiro da UPA que não quis ser identificado.
A produção do grupo informou que trinta pessoas costumavam viajar no ônibus da banda, mas não há confirmação de quantas estavam nessa viagem e do número exato de feridos.
O ônibus está no acostamento e o trânsito na BR-101 flui normalmente, segundo a PRF. (G1)
Blog do Banana

Homem é assassinado com várias facadas e pauladas no Distrito de Lagoa de Fora, em Dormentes-PE

Por volta das 15h00 de hoje (19), a PR 26304 (Dormentes-PE) tomou conhecimento através de uma moradora do Distrito de Lagoa de Fora, zona rural de Dormentes, que havia ocorrido um homicídio naquela localidade. A guarnição se deslocou até o distrito, onde encontrou caído em via pública, sem os sinais vitais, Nelson Cordeiro da Silva, de 46 anos, o qual se encontrava com várias perfurações e hematomas pelo corpo, provocados por arma branca e pedaço de madeira. Segundo informações colhidas pela guarnição, os dois elementos acusados do crime, conhecidos por “Rogério e Guga”, que moram na localidade, discutiram com a vítima em frente a sua residência, por motivo desconhecido e em seguida praticaram o delito. Os elementos após a prática do crime se evadiram, tomando destino ignorado. O IC esteve no local, onde removeu o corpo para o IML. 
Ascom 5º BPM/Imagem: Google

Fonte: Blog Diniz K-9

Sequestro em Petrolina termina com três bandidos presos em Juazeiro


Policiais militares prenderam em Juazeiro três homens acusados de sequestro. O crime aconteceu na tarde de ontem (17), quando os bandidos sequestraram um casal no bairro Palhinhas, em Petrolina. Logo depois, as vítimas foram deixadas na rodovia BA-235, próximo ao lixão de Juazeiro.
Os bandidos levaram o carro do casal, um veículo Fiat Siena de cor prata, além de pertences pessoais, como documentos, uma máquina fotográfica, um aparelho celular e um pingente.
Após várias rondas, os policiais da Companhia de Emprego Tático Móvel (Ceto/CPRN) encontraram os bandidos no bairro Malhada da Areia em um veículo Gol. Além dos objetos pessoais do casal, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, cinco cartuchos intactos e a quantia de R$ 200.
O veículo roubado foi localizado na residência de um dos acusados, na Rua da Juventude, no bairro Codevasf, também em Juazeiro, onde ainda foram encontrados uma espingarda de fabricação caseira, três aparelhos celulares, um capacete, um porta munição e dois relógios.
Vagner José Rodrigues, Robério da Conceição e Welington Alcântara de Macedo foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil.

Homem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Bodocó


Uma operação da equipe Malhas da Lei de Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, e da Ciosac (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga) prendeu um homem por tráfico de drogas em Bodocó, na mesma região.
Após investigações, os policiais montaram campana e chegaram a Gustavo Martins Alves Ferreira. No momento da prisão, ele vendida cocaína a Marcos Pereira Nobre. Ambos foram detidos em flagrante.
Na residência de Gustavo foram apreendidos 24 papelotes de cocaína, um revólver calibre 38 com cinco munições e uma espingarda calibre 28. Os detidos e o material apreendido foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil em Ouricuri. (Foto: divulgação)

Segurado do INSS que não renovar senha pode ficar sem receber

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha. Quem não o fizer terá o benefício bloqueado pela Previdência Social. corrente, poupança ou cartão magnético.
As mudanças estão sendo implementadas pelas instituições financeiras pagadoras de benefícios desde maio de 2012. Segundo o INSS, ao ser convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação oficial com foto e de fé pública (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação).
Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o segurado pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS.  A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lembra que a prova de vida tem o objetivo de combatet fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios. A federação garante que os bancos investiram para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população, e as instituições que dispõem de tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão utilizá-la. (De Agência)

Matrículas na Univasf acontecem tranquilamente. Prazo termina amanhã

No primeiro dia de matrícula dos aprovados na 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para Univasf, 179 estudantes já efetuaram suas matrículas na instituição. Até amanhã (21), quando termina o prazo, deverão ser preenchidas 1.330 vagas para os 23 cursos presenciais de graduação existentes nos cinco campi da universidade.
Em todos os campi  – Petrolina/Sede, Juazeiro e Senhor do Bonfim (na Bahia)  e São Raimundo Nonato (no Piauí) - o processo transcorre de forma tranquila. De acordo com a secretária em exercício de Registro e Controle Acadêmico da Univasf, Lucimary Campos, os alunos devem ficar atentos à publicação, no site da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), da relação de alunos matriculados para a primeira e a segunda entradas.
Os estudantes também devem acompanhar pelo site da Univasf a divulgação do calendário acadêmico 2014.1, com a data de início das aulas do primeiro semestre letivo do ano.
Locais de matrícula
Os aprovados para os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia deverão comparecer ao auditório da biblioteca do campus Petrolina/Sede. Na sala 9 do primeiro andar do bloco de Salas de Aula, serão feitas as matrículas dos classificados para os cursos de Administração, Artes Visuais, Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) e Enfermagem.
Serão efetuadas na sala do Núcleo Temático 3, também no térreo do bloco de Salas de Aula, as matrículas dos aprovados em Engenharias Agrícola e Ambiental, Agronômica, Civil, de Computação, Elétrica, Mecânica e de Produção.
Quem optar pelo curso de Ciências da Natureza, ofertado em Senhor do Bonfim, devem se dirigir ao campus na cidade, situado na Rua Tomaz Guimarães, s/n°, bairro Santos Dumont. Já os candidatos aos cursos de Arqueologia e Preservação Patrimonial e Ciências da Natureza, em São Raimundo Nonato, devem comparecer ao campus Serra da Capivara, localizado na Rua João Ferreira dos Santos, s/n°, bairro Campestre. (Fonte/foto: Ascom Univasf)

domingo, 19 de janeiro de 2014

Projeto sertão viola e poesia se apresentou em Petrolina

O Projeto Sertão Viola e Poesia dos autores Poetisa Gracielly Castro e Poeta Valdir Lemos, realizou no dia 15 de janeiro de 2014, na Tenda Multicultural em Petrolina-Pe O 1º sarau de 2014, onde tivemos a participação dos emboladores Jota, Jotinha e Jotão, e o Poeta Jeguinha do cavaco. Um dia de cultura e lazer. Estavam a venda livretos de cordéis, livros de poesias, CDs e DVDs.
Informações:
(74) 8812-9905 TIM (74) 9102-2287
(87) 8809-6158 TIM (81) 9555-8170
Ascom
Blog do Banana

PSB quer estimular candidaturas femininas em 2014

Buscando consolidar candidaturas femininas como forma indispensável de diminuir o desequilíbrio entre o contingente populacional feminino e a representatividade das mulheres nos parlamentos, cargos executivos e demais espaços de poder, o Partido Socialista Brasileiro realizou na última sexta (17) em Salvador (BA) um encontro que reuniu importantes lideranças da legenda.
Intitulado “O PSB, as Mulheres e o Poder”, o seminário teve como principais expositoras a presidente estadual da legenda, senadora Lídice da Mata, e a secretária de Políticas para as Mulheres de Pernambuco, Cristina Buarque. A eventual vice de Eduardo Campos numa candidatura à presidência da República, Marina Silva, também participou. (Foto: Ascom PSB/divulgação)

“Amores Roubados”: Nem tudo foi só polêmica

A polêmica sobre “Amores Roubados”, cujo último capítulo foi levado ao ar ontem (17), deu o que falar. Os juazeirenses não se conformam com o fato de que a minissérie da Rede Globo, que usou cenários urbanos e rurais da cidade, ter levado em conta na divulgação apenas Petrolina (a qual também contou com cenas gravadas por aqui) e Paulo Afonso (BA). Esta última, aliás, foi tratada como se fizesse fronteira com Petrolina, quando na verdade está a cerca de 400 quilômetros da cidade.
As críticas também se fizeram sentir por alguns diálogos dos protagonistas da trama, Isis Valverde e Cauã Raymond. Numa certa cena, a personagem de Isis (Antonia) comenta com Cauã (Leandro) se o Sertão “não tinha macho de verdade”. Já o personagem Leandro também causou mal estar ao dizer que“estava voltando de São Paulo porque o Sertão é terra de mulher fácil e marido corno”.
As ressalvas também se estenderam à vitivinicultura. Na trama, só foi levado em conta o personagem de Cauã, que interpretava um sommelier, quando na vinícola o elemento mais importante é o enólogo – que sequer foi citado. DE qualquer forma, o saldo parece ter sido muito mais positivo. Durante as duas semanas de exibição, segundo informações do Portal UOL, empresários do setor disseram que o roteiro de passeios pelas vinícolas da região registraram crescimento de até 40%. Nada mal.

sábado, 18 de janeiro de 2014

PSDB leva Dilma à Justiça por reforma ministerial

O PSDB decidiu entrar com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral para questionar o uso político da reforma ministerial para ampliar o tempo de televisão da presidente Dilma Rousseff, na disputa desse ano. A interpretação do comando tucano é que Dilma comete crime eleitoral ao incluir na reforma partidos que estão fora da base, como o PTB, o PSD e o Pros.
O argumento dos tucanos é que numa eleição é preciso igualdade de condições entre as candidaturas. E que neste caso, o PSDB não tem os mesmos instrumentos de Dilma para atrair novas legendas e, com isso, aumentar o tempo na propaganda eleitoral gratuita.
Para fundamentar a representação, o PSDB deve utilizar o argumento difundido pelo Palácio do Planalto de que não pode ampliar o espaço do PMDB na reforma eleitoral porque precisa incluir no governo outros partidos para ampliar o palanque da reeleição.
Ao Blog, um cacique do PSDB argumentou que “em qualquer outro período, o uso de cargos no primeiro escalão para ampliar a base governista consolida a prática do toma-lá-dá-cá”. Mas em ano de disputa presidencial, acrescentou esse tucano, “essa prática torna-se um crime eleitoral”. O presidente do PSDB e candidato tucano, senador Aécio Neves (MG), concorda com esse argumento.
 Escrito por Magno Martins,

Justiça determina volta dos vereadores de Caruaru à Câmara

O desembargador Fausto Campos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou, ontem (17), que os 10 vereadores de Caruaru afastados do cargo pelo suposto envolvimento em um esquema de corrupção, retornem imediatamente ao exercício dos cargos. A decisão do desembargador suspende a medida cautelar do Juízo da 4ª Vara Criminal de Caruaru que afastou temporariamente os legisladores dos cargos na Câmara do município.
Os dez vereadores foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, concussão (cobrança de propina) e corrupção passiva. Segundo a investigação policia, eles pediam dinheiro da Prefeiturade Caruaru para a aprovação de projetos no Legislativo. Os vereadores foram presos no dia 18 de dezembro e liberados no Natal, mas continuaram afastados da Câmara Municipalpor determinação judicial.
Na semana passada, os vereaodres Evandro Silva (PMDB) e Neto (PMN) tiveram a prisão decretada pela justiça por suspeita de ameaças a testemunhas do processo. O peemedebista chegou a ser preso até conseguir um habeas corpus. Neto, no entanto, ficou foragido da polícia. (fonte: Diário de PE)