quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mototaxista é assassinado em Ouricuri-PE

Populares informaram que na manhã desta quarta-feira (22), em um local ermo entre o bairro do Batalhão e o IF Sertão, Campus Ouricuri, encontrava-se ao chão o corpo de um jovem mototaxista já sem os sinais vitais, aparentando ter sido vitima de arma branca. Familiares da vitima, que se encontravam no local, informaram que se tratava da pessoa de Gustavo da Silva, de 19 anos, morador do Sitio Pial, zona rural de Ouricuri. A equipe da CVLI de Araripina, informou que talvez fosse um latrocínio (roubo seguido de morte), já que ele estava sem sua carteira, o aparelho celular e a chave da moto. Segundo membros da família, ele não tinha inimizades com ninguém. O mototaxista fazia parte do ponto próximo a Praça de Eventos no Centro da cidade e estava trabalhando juntamente com dois primos, também mototaxistas, na noite de ontem nas imediações do Pátio de Eventos das festas de janeiro. A policia está tentando obter mais informações para seguir uma determinada linha de investigação. 
Fonte: Blog Ouricuri em Evidência

Moradores de Uauá interditam via em protesto contra a falta de manutenção da BR-235

Moradores de Uauá, no Norte da Bahia, fizeram um protesto na manhã de hoje (22) contra a falta de manutenção da BR-235, no trecho da ponte Rio Vaza Barriz. Eles interditaram o local com galhos de árvores e pneus queimados.
Segundo informações de um portal de notícias da cidade, os moradores reclamam da qualidade dos serviços de recuperação da rodovia. No fim do ano passado, três pessoas morreram depois do choque entre uma carreta e um veículo de passeio. A falta de estrutura da via teria sido uma das causas do acidente.
O protesto foi pacífico e durou cerca de duas horas. Através de faixas e cartazes, os manifestantes cobraram a melhoria dos serviços e chamaram a atenção para os acidentes que vêm acontecendo na ponte. (Foto: Uauá.com.br)

Pernambuco receberá 532 mil doses para vacinação de meninas contra o HPV

A partir do próximo dia 10 de fevereiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai disponibilizar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Para Pernambuco, serão enviadas 532 mil doses. Neste ano, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos.  A estratégia de vacinação nas unidades da rede pública do país e nas escolas, além da campanha de mobilização ao público-alvo, foram apresentadas, nesta quarta-feira (22), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas.
Será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero – terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. (De Agência)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

BOMBA: A vereadora Edneuza Lafaiete (PTB) é agredida verbalmente por denunciar precariedade do Hospital José Henrique de Lima no município de Lagoa Grande

Em entrevista concedida à Rádio Grande Rio FM na terça-feira (21/01) a vereadora Edneuza Lafaiete (PTB) denunciou a precariedade do Hospital José Henrique de Lima - HJHL entre as denuncias estão os equipamento de Raio-X de ultrassonografia que encontra-se desativado, um absurdo a população não está usufruindo destes aparelhos tendo que recorrer a outros municípios e clinicas particulares para realizar exames.

Após denuncia a vereadora que também é uma cidadã que paga seus impostos foi fazer uma visita a uma paciente no HJHL e a mesma teria sido abordada pelo Secretario de Saúde Carlinhos Ramos (PSB) que a indagou sobre o motivo da sua entrada na unidade hospitalar. Ao responder o motivo da visita o Secretario de Saúde acusou a vereadora de está fazendo politicagem, dizendo ainda que a vereadora estaria proibida de entrar no hospital, o que só poderia ocorrer se a mesma tivesse uma autorização da Câmara Municipal de Vereadores. O Secretario de Saúde sabe muito bem que não precisa de autorização da Câmara nem para fiscalizar e nem muito menos para visitar um paciente no hospital. 

Nos relatos consta ainda, que não é a primeira vez que o Secretario Carlinhos Ramos soltou o verbo contra a vereadora chamando a mesma de psicopata entre outras palavras de baixo escalão. O secretário chegou a dizer que não precisaria de policiais para tirar a vereadora Edneuza das dependências do hospital, trabalho este que o mesmo podia fazer. Afirmou Carlinhos em tom agressivo e na presença de alguns pacientes que se encontram internados no hospital. 


A vereadora Edneuza Lafaiete afirmou à nossa reportagem, que vai levar os fatos ocorridos ao Ministério Público, para as providencias sejam tomadas, uma vez que o maior prejudicado são os pacientes do município que precisam ser tratados com dignidade e respeito. Afirmou Edneuza.

7ª CIPM APREENDE CRACK E COCAÍNA EM LAGOA GRANDE – PE

Em 21 de janeiro de 2014, por volta das 19h30min, a equipe da ROCAM recebeu a informação de que no terreno baldio, ao lado da casa de número 15-A, sita a Rua Santa Tereza, Bairro Cristo Rei, Município de Lagoa Grande – PE, estava ocorrendo o tráfico de substâncias entorpecentes.
Ainda, segundo informes anônimos, JOSÉ MACÊDO SLVA, 34 anos, seria o responsável pelo tráfico de substâncias entorpecentes. De posse das informes, a equipe da ROCAM da 7ª CIPM fez deslocamento ao local da ocorrência, abordou o JOSÉ MACÊDO SILVA e encontrou com o mesmo a quantia de R$ 62,00 e ao seu lado, no chão, uma pedra de CRACK. Dando continuidade a abordagem, dentro de um bloco, foram encontradas 05 petecas de cocaína.
Diante dos informes, das circunstâncias, do dinheiro e materiais entorpecentes apreendidos, a JOSÉ MACÊDO SILVA foi dada voz de prisão em flagrante delito pelo tráfico de substâncias entorpecentes. Desta feita, o imputado foi conduzido e apresentado a Autoridade de Polícia da DPC de Plantão de Petrolina – PE, juntamente com o dinheiro e as drogas apreendidas, mediante BO 0099/ 2014 – 7ª CIPM.
Para a ocorrência em pauta, a Autoridade de Polícia Civil baixou uma portaria para apurar os fatos narrados.
  Em consonância com as diretrizes do Pacto pela Vida, esta trata – se de mais uma das ações desenvolvidas pela 7ª CIPM para o combate ao tráfico de drogas.

QUARTA E QUINTA VERDE NO SUPERMERCADO MARTINS


Operação policial erradica quase 40 mil pés de maconha em ilha de Cabrobó

Uma operação que contou com o apoio de diversos setores da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, erradicou ontem (21) quase 40 mil pés de maconha.
A plantação foi localizada numa roça na Ilha dos Lourenço, área ribeirinha do município. No local as equipes da 2ª CIPM constataram 7.760 covas, totalizando 38.804 pés da erva, que estava em diversas fases de colheita.
Os policiais ainda encontraram três sacos contendo 41,75 quilos de maconha pronta para o consumo e um motor-bomba da marca Toyama, que conduzia a água do Rio São Francisco para irrigar a plantação. Toda a maconha foi erradicada e incinerada e uma amostra da erva foi entregue à Delegacia de Polícia Civil (DPC) local para investigações. Durante a ação ninguém foi preso. (Foto: divulgação 2ª CIPM)

Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada iniciará cadastramento de trabalhadores na próxima semana

O Governo de Pernambuco iniciará na próxima semana – entre os dias 27 e 31 – o cadastramento dos beneficiários do Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada neste ano.
Segundo assessoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina, os assalariados que tiveram contratos temporários ou carteira assinada na última safra, com período de demissão entre 1º de junho a dezembro de 2013, estão aptos a se cadastrarem. Na cidade, o procedimento será realizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 9h às 17h.
Os trabalhadores também poderão procurar outros locais em Petrolina para efetuarem o cadastramento: Agrovila Massangano (Escola Municipal Irmã Luíza Gomes, Avenida Principal, s/nº); Bebedouro (Escola Estadual Antonio Nunes dos Santos Avenida Principal, s/nº, NS 01); bairros João de Deus, José e Maria e São Gonçalo, além do STR (Avenida 31 de março, s/nº, Centro); N–4(Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida Rua B, s/nº, perímetro irrigado Senador Nilo Coelho); N -10 (Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade, Avenida Principal, s/nº, perímetro irrigado Senador Nilo Coelho); Projeto Maria Tereza (Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, Avenida Principal, s/nº, Vila do Quilômetro 25); Tapera (Escola Municipal Félix Manoel dos Santos, Avenida Principal, s/nº, Estrada de Tapera).
Além de Petrolina, o programa atenderá aos trabalhadores das cidades de Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco e Petrolândia.
Para fazer o cadastro é preciso apresentar original e cópia do CPF, Carteira de identidade, Comprovante de residência, Número do PIS ou do NIS, Carteira de trabalho (com o registro de trabalho de no mínimo 30 dias) e contrato de rescisão referente à última safra do ano passado. Criado na primeira gestão do governador Eduardo Campos, o Chapéu de Palha da Fruticultura tem o objetivo de dar assistência aos trabalhadores do setor durante o período de entressafra. Além de receberem um benefício complementar em dinheiro, complementar ao Bolsa famílias, os beneficiários também participam de vários cursos de capacitação.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cadastramento dos ambulantes para Carnaval de Juazeiro começa nesta quinta

A coordenação do “Carnaval de Juazeiro 100 Anos” realizará nesta quinta (23) e sexta-feira (24) e na próxima semana – segunda (27) e terça (28) – o cadastramento dos ambulantes que comercializarão produtos na folia deste ano.
Segundo a coordenação, os interessados devem comparecer ao Serviço de Atendimento Municipal (SAM), localizado à Rua XV de Julho, nº 32, Centro, das 14h às 18h, munidos dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.
Após efetuar o cadastro e pagar a taxa, o ambulante deve procurar o Setor de Postura, na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, para receber o adesivo de credenciamento nos dias 29, 30, 31 de janeiro, e 3 de fevereiro. Quem desejar mais informações, pode entrar em contato pelo telefone (74) 3612-3574.
O centenário do Carnaval de Juazeiro acontecerá de 7 a 15 de fevereiro. A programação completa e outras notícias da folia estão no sitewww.carnavaldejuazeirobahia.com.

Temporal atinge Salgueiro, deixa bairros alagados e barragem ameaça romper

As chuvas deram uma trégua em Petrolina, mas não em outras cidades sertanejas.
Na madrugada de hoje (21) um temporal atingiu Salgueiro (PE), no Sertão Central. Alguns bairros ficaram completamente alagados e famílias inteiras pedem socorro ao Corpo de Bombeiros e à prefeitura.
Há grande riscos de uma das barragens na zona rural se romper. As informações são da Talismã FM.

O desastre político em Lagoa Grande tem o dedo de Eduardo Campos

                                      Cadê as obras e o desenvolvimento, Lagoa Grande Parou.










Dilma sanciona sem vetos o Orçamento para 2014

A presidente Dilma Rousseff sancionou o Orçamento da União para o ano de 2014. A sanção foi publicada nesta terça-feira (21) no “Diário Oficial”. O texto já havia sido aprovado pelo Congresso em dezembro.
A previsão de receita para o ano é de previsão de receita de R$ 2,488 trilhões. Desse total, R$ 654,7 bilhões serão usados para o refinanciamento da dívida pública. O restante, R$ 1,834 trilhão irá para o orçamento fiscal, da seguridade social e das empresas estatais.
Pelo texto, a estimativa é de que R$ 105,6 bilhões sejam destinados exclusivamente a investimentos de empresas estatais. O salário mínimo foi fixado em R$ 724, arredondando a previsão inicial do governo, que propôs R$ 722,90 em agosto. (G1)
Blog do Banana

Animal vai parar dentro de carro após colisão em Aracati-CE

No município de Aracati, estado do Ceará, um burro na pista foi colhido de frente com um veículo. As patas traseiras do animal ficaram sobre o capô e a cabeça e toda a barriga entrou no veículo. O animal morreu com o impacto. No veículo havia apenas o motorista que teve apenas ferimentos leves no braço direito, porém pelas imagens nota-se que um verdadeiro milagre livrou tanto o condutor do veículo quanto ao demais amigos do condutor que seriam pegos em uma festa por ocasião da tradicional festa em um clube, que acontecia no município de Aracati em comemoração pelo dia de São Sebastião. O acidente aconteceu nas primeiras horas desse sábado (18), em frente ao Loteamento Sorriso de Monalisa, na CE-040, por volta das 02h00 da madrugada. 

Fonte: Aracati em Foco