segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Odacy defende na Alepe atuação do Ministério da Integração em obras da transposição‏

O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE), disse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que mesmo não tendo nenhuma procuração para defender o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, reconhece seu empenho e seu trabalho à frente de grandes obras federais no estado a exemplo da transposição do rio São Francisco. Odacy fez esse comentário em aparte ao pronunciamento do deputado estadual Antônio Moraes (PSDB/PE), que criticava o projeto pelas paralizações.
“Tive uma experiência quando fui Assessor Especial do governador Eduardo Campos na Coordenação da Transposição e o ministro Fernando Bezerra tem se empenhado nesta missão. Ele esteve em Salgueiro dando autorização para a construção das captações. Todo o sistema foi licitado e foi dada a ordem de serviço desta obra na última sexta-feira, dia 16 de dezembro”, revelou Odacy. O evento teve a presença também do governador em exercício, João Lyra Neto (PDT/PE), entre outras autoridades.
Com a nova fase, serão destinados R$ 275 milhões na construção das estações, que vão bombear as águas do “Velho Chico” do município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, até a cidade de Jati, no estado do Ceará. Odacy lembrou que numa entrevista recente do ministro da Integração Nacional, ele admite que tem problema em cinco ou seis quilômetros de canais do projeto, por se uma rede de canais muito ampla.
“Para ter uma ideia, são mais de 600 Km de canais que serão construídos. Então, já devemos ter aí uns 400 Km já bem encaminhados e ele admite que tem uns seis quilômetros com problemas, mas que, no contrato são as empresas que fizeram a obra que têm a obrigação de corrigirem, sem custo para a União, porque está no contrato”, comentou o deputado petista.
Odacy também lembrou que na entrevista, Fernando Bezerra tratou desta nova fase da transposição com o inicio da captação, porque é isso que vai dar condição a puxar a água do rio São Francisco e jogar água nos canais. “Fazer as captações pra ter as bombas ligadas, pra poder manter o canal, digamos assim, abastecido aonde já tem canais prontos, porque, senão, a temperatura do sol, hoje o Sertão está muito quente”, concluiu Odacy Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário