As caravanas emancipacionistas que participaram em Brasília (DF), na última terça (10) e quarta-feira (11), começam a aumentar suas esperanças. É que o governo federal assegurou, num prazo de 30 dias, que o problema estaria resolvido e a matéria referente às emancipações dos distritos seria devolvida para os estados.
A medida visa a preencher a lacuna deixada pela emenda nº 15/96, que requisitava uma lei complementar federal, obrigando o cumprimento de outra lei complementar, a estadual, atendendo a requisitos da primeira.
O movimento foi ouvido pela Casa Civil da Presidência da República, e também pelo presidente do Senado, José Sarney, além de deputados federais acompanhados pelo parlamentar pernambucano José Augusto Maia (PTB), que está à frente da comissão mista a qual defende a matéria das emancipações em todo país.
Em Brasília, as cores das bandeiras das futuras cidades tomaram de conta das principais avenidas da capital federal. Os emancipacionistas participaram de uma grande caminhada, encerrada na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.
A caravana pernambucana contou com a participação dos distritos de Izacolândia, Nascente, Pão de Açúcar, Barra de São Pedro, Projeto Fulgêncio, Ponta de Pedra, São Domingos, Ibiranga – todos coordenados pelo presidente da União Pernambucana em Defesa dos Novos Municípios, Júlio Cesar Monteiro (de Izacolândia), do suplente de deputado estadual do PV, Antonio Pereira (do Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista). A garantia dada pelo governo é de que até 2016 as emancipações sejam fato consumado no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário