Foi inaugurado neste domingo (22) no distrito de Jutaí interior de Lagoa Grande sertão do São Francisco, o primeiro Laboratório de Inseminação Artificial do município. O objetivo de mais esta ação da Prefeitura Através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, é beneficiar todos os criadores, através de parceria com a Associação de Caprinovinocultores do Município, a ASCOLAG, CODEVASF, UNIVASF e outros parceiros que estão envolvidos com o projeto.
O laboratório tem como meta, melhorar geneticamente o rebanho dos criadores de caprinos e ovinos do município. Está é a primeira experiência desse porte a ser implantada no vale do São Franciscano. De acordo com informações do secretário de Agricultura: Reginaldo Alencar, a ação vai concretizar um sonho dos produtores rurais da caprinovinocultura: "A instalação deste laboratório no município irá receber uma quantidade entre três e cinco matrizes para ser realizada experiência, com isso passaremos a desenvolver a melhoria dos rebanhos e abriremos mais oportunidades comerciais, agregando valores aos produtos derivados deles". Disse o secretário.
O ato de inauguração teve inicio às 10h da manhã e contou com as presenças: da prefeita Rose Garziera e sua equipe, além da participação do superintendente da CODEVASF: Luiz Manoel de Santana, e do engenheiro João Barros. Também se fez presente no evento, o Dr. Paulo Nogueira, representando a Secretaria de Agricultura de Pernambuco, e o professor Edilson Lopes que representou a UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
O Laboratório recebeu o nome da veterinária Maria da Paz, (popular Paizinha) já falecida. Com a homenagem o mesmo passa a se chamar: Laboratório de Inseminação Artificial Maria da Paz Ribeiro de Amorim Gonzaga. Na solenidade, paizinha foi bastante lembrada pelos presentes, inclusive por seu irmão, o veterinário: Paulo José Ribeiro. A programação contou inclusive com apresentações dos produtores e uma demonstração de inseminação apresentada pelo professor Edilson Lopes e estudantes da UNIVASF. (Com informações da ASCOM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário