Falta d’água não deverá ser mais tormento no distrito de Jutaí, zona rural de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco. A partir de agora os 1,2 moradores do local passam a se beneficiar com a recente implantação do sistema de abastecimento, realizada pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf.
Segundo informações da assessoria da Codevasf, a água é proveniente de um poço perfurado na localidade, e levada às casas através de seu ramal de distribuição. Há oito meses a população de Jutaí não podia contar com o líquido em suas torneiras, e dependia de métodos alternativos e mais caros para este fim. Um segundo poço, complementar, deve ser ativado nos próximos dias.
“Desde que o açude secou, em janeiro deste ano, a população de Jutaí contava apenas com o abastecimento por meio de carros pipa para obtenção de água”, lembra Varonildo Ramos, presidente da Associação dos Vaqueiros de Jutaí e Região, representante da população do local.
O poço em funcionamento tem capacidade de distribuir 8 mil litros de água por hora, enquanto o complementar distribuirá até 4 mil litros/hora. O volume total, de 12 mil litros/hora, é suficiente para abastecer 2.400 pessoas, o dobro da população atual do distrito, considerando-se uma média de consumo diário de 120 litros de água por indivíduo na zona rural.
(com informações do blog do Carlos Britto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário