terça-feira, 18 de setembro de 2012

Grande parte das agências bancárias do País estará fechada em virtude da greve dos bancários,

A partir desta terça-feira (18), grande parte das agências bancárias do País estará fechada em virtude da greve dos bancários, mas o consumidor pode garantir o pagamento das contas.

Ainda não há previsão de quantos bancos devem aderir, mas a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) informa que somente os serviços disponíveis em caixa-eletrônico e pela internet vão funcionar normalmente.Os caixas que estão dentro das agências bancárias funcionam até às 22h; e em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam 24 horas. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque durante o dia varia dependendo da instituição financeira.

Nos terminais é possível também realizar depósitos e transferências; sacar benefícios sociais (como INSS, PIS/Abono Salarial e FGTS); bloquear cartão; contratar empréstimo pessoal (CDC); resgatar investimentos e cadastrar contas no débito automático.

Quem tem dívidas a pagar e não possui cartão para uso em caixa eletrônico pode encontrar ajuda em lotéricas, lojas e supermercados, já que são correspondentes bancários e aceitam a quitação de diversas contas. Esses postos permitem até pequenos saques.

Outro canal disponível é o internet banking, que permite consultas; pagamentos; transferências; solicitação e desbloqueio de talão de cheques; pedido, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.

Por telefone, é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos e compra e venda de ações.

No caso das contas de tarifas públicas, como água, telefone, e energia, a orientação é procurar as empresas que fornecem esses serviços e negociar uma saída. Além dos correspondentes, há o débito direto autorizado (que depois é liberado na conta corrente pelo caixa eletrônico) e o débito automático.

As empresas que enviam as cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, seja ela um boleto pela internet, por fax ou por depósito bancário, entre outras.

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