terça-feira, 30 de outubro de 2012

Representantes das associações de Vaqueiros de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria se reunir para criação do 1º Circuito de Pega de Boi na Caatinga do Sertão.

No último sábado (27) representantes das associações de vaqueiros dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista no sertão de Pernambuco, estiveram reunidos no Sitio Muquém, zona rural de Petrolina,  Visando uma melhor organização os representantes das festas de pega de boi na caatinga para definirem a criação do 1º Circuito de Pega de Boi na Caatinga do Sertão


Os representantes das associações discutiram a criação da comissão organizadora para a realização do primeiro circuito de pega de boi na caatinga no sertão.

 “É de grande importância  criarmos um circuito no sertão com o objetivo de valorizar o vaqueiro e principalmente regatar e manter viva o símbolo do sertão o vaqueiro, que recentemente foi reconhecido como profissão”, disse Francisco de Assis Nunes da Silva (o Chiquinho do Muquem).

Para Chiquinho do Muquém  falar sobre circuito pernambucano de pega do boi no mato e que a festa dos vaqueiros deste ano do Muquem foi incluída neste circuito e que os dez finalistas podem participar da etapa final que será realizado em Arcoverde PE,

De acordo com o vereador Jorge do Futuro, vereador de Santa Maria da Boa Vista, ainda faltam alguns ajustes para realizações desses eventos na região “Dizem que nós saímos na frente, pois conhecemos do assunto e temos as festas nesta modalidade organizadas faltando pequenos ajustes para potencializamos mais”, esclareceu o vereador.

a comissão para coordenação do evento ficou representa pelo vereador Erismar Gonçalves, Chiquinho do  Muquém, Livonildo Andrade, de Jutai, por Santa Maria da Boa Vista o vereador Jorge do Futuro.
 
Foram discutidos assuntos relacionados
a saída do boi e o posicionamento do vaqueiro, faixa, devolução de colar,  peso da boiada inserida no circuito assim como valor de inscrição e premiações.

O circuito foi apresentado com nove etapas sendo: 1º etapa Sitio Maracujá, em Jutai, 2º Santa Maria da Boa Vista, 3º Parque Brandão, em Lagoa Grande, 4º Fazenda futuro, em Santa Maria da Boa Vista, 5º faz. Boa Esperança, 6º Cristália, 7º Jutaí, 8º Urimamã e 9º etapa Sitio Muquem, em Petrolina.

 Na realização de cada evento a classificação em cada etapa será de 15 duplas para disputar do primeiro ao décimo lugar.
 
A comissão voltará a se reunir para fechar todos os detalhes no próximo dia 04/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário