sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Major do Corpo de Bombeiros alerta para fogo em lixo doméstico: “Isso pode ser considerado crime ambiental”

Após as queixas de alguns moradores do bairro Jardim Guararapes, na Zona Oeste de Petrolina, que criticam o fogo colocado pelos vizinhos no lixo doméstico, o qual gera uma fumaça insuportável que incomoda a maioria dos comunitários, o Blog procurou o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o major Charles Costa, além do incômodo aos moradores, o fogo também pode ser considerado um crime contra o meio ambiente. “Quando um morador coloca fogo por vontade própria, isso pode ser considerado crime ambiental. Além do Corpo de Bombeiros a Polícia Civil e a Secretaria do Meio Ambiente também podem ser acionados, nesse caso, para investigar ou punir o cidadão. Caso sejamos acionados, vamos ao local para combater o fogo e proteger o entorno”, esclarece .
O major também recomenda aos moradores que não coloquem fogo em lixo ou entulhos. Ele ressaltou ainda que o Corpo de Bombeiros tem feito trabalhos preventivos para orientar toda a comunidade.
Para evitar qualquer tipo de acidente nós fazemos trabalhos preventivos nas escolas ou até mesmo na mídia, para que as pessoas saibam dos riscos dessa prática. O Corpo de Bombeiros trabalha também a questão da Defesa Civil. Então a nossa orientação é que a população não faça isso, porque às vezes um fogo de proporções pequenas fica ali sem inspeção e pode tomar grandes proporções, até atingindo as próprias residências”, diz.
O major ainda cita exemplos de pequenos focos de incêndio que fugiram do controle. “Tivemos aqui, há pouco tempo, um caso de um cidadão que colocou fogo em alguns galhos perto de sua casa e o fogo fugiu ao controle e acabou queimando o próprio carro dele.Isso serve de alerta para outras pessoas”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário