O trailer da Polícia Militar de Pernambuco na Ponte Presidente Dutra tem sido alvo de críticas principalmente por quem precisa transitar no local em pleno horário de rush. Os motoristas reclamam do engarrafamento que se forma nas proximidades do trailer e questionam se a PM teria competência para fazer as abordagens na rodovia federal. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Lima, a PM pode fazer as abordagens, no entanto, não é autorizada a realizar as fiscalizações.
“Na época em que instalaram o trailer, eu questionei se a iniciativa não atrapalharia o trânsito no local. Mas a PM esclareceu que se tratava de uma ação estratégica para reduzir a criminalidade, era a ordem do comando”, afirmou o inspetor em entrevista ao programa Edenevaldo Alves, da Petrolina FM, na manhã desta quinta-feira (21).
O que mais chama a atenção é que, de acordo com Paulo Lima, depois que o trailer foi instalado na Ponte, além dos congestionamentos, aumentou também o número de acidentes. “Quando confrontamos os dados de combate ao crime e o número de acidentes causados, por exemplo, pela colocação de cones sob a ponte, observamos que não compensa deixar o trailer ali. O usuário tem duas vias para se deslocar entre Juazeiro e Petrolina e ver, em determinado momento, a via estrangulada. A disposição dos cones sob a faixa ainda deixa o condutor confuso”, explica.
Para o inspetor, o mais adequado seria instalar o trailer em outro ponto estratégico. “Já acionamos o Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia Geral da União (AGU) na tentativa de viabilizar a retirada do equipamento dali”, destaca.
O Blog reserva espaço caso a Polícia Militar queira se pronunciar sobre o assunto. (Foto: inspetor Paulo Lima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário