Quando se fala em nepotismo, o município de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, não é diferente, Nepotismo é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos, e é uma palavra que derivado latim, onde nepos significa neto ou descendente.
O artigo 37 da Constituição Federal, refere que as contratações de funcionários para cargos públicos devem cumprir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Este artigo revela então que o nepotismo é uma prática anti-constitucional. No entanto, alguns municípios podem criar determinadas leis para prevenir o ato de nepotismo.
Como é praticado em vários outros municípios de todo o Brasil, na capital da Uva e do Vinho, não é diferente. Apenas se acrescenta, com isso o executivo municipal passa a ser administrado tudo em família.
Passa gestão entra gestão e o fator de interesse primordial é o cabide de empregos entre as famílias de políticos, na gestão anterior da ex-prefeita Rose Garziera após seu esposo Jorge Roberto Garziera ter sido escolhido para ser o Secretário de governo, não demorou muito para a bancada da oposição cair em cima solicitando da justiça o afastamento do mesmo, e foi temporariamente afastado, sob a alegação de nepotismo, ou seja, seu laço conjugal com a atual prefeita na época Rose Garziera.
Após entrar com recurso na justiça, Jorge Garziera conseguiu voltar ao cargo e permaneceu até o último dia de mandato da ex-prefeita Rose.
Sai gestão entra gestão e o mesmo procedimento é adotado, apenas com um diferencial; o secretário de governo do prefeito da atual gestão é o próprio pai, um grande laço fraternal seguido de uma extensa lista de parentescos ocupantes de cargos comissionados no executivo municipal.
Tem competência ou é profissional habilitado na função? Não importa.
É importante mencionar que o nepotismo não constitui um ato criminoso. No entanto, quando o nepotismo é praticado de forma intencional, o servidor público ficará sujeito a uma ação civil pública por cometer improbidade administrativa (sendo que essa sim é um crime) pela prática de nepotismo. Sendo confirmada essa ação, o servidor público poderá ter que ressarcir integralmente o dano público causado e poderá também perder o seu cargo e os direitos políticos durante um prazo de três a cinco anos.
Vai de pai pra filho, irmãos, primos, cunhados, sobrinhos e outros mais.....Se fosse lançar um programa familiar, o nome certamente seria:” MINHA FAMILIA, MINHA VIDA!!!”.
Com essa normalidade e naturalidade, a escala de parentesco é ignorada. Isso é Brasil, Lagoa Grande, Pernambuco e outros mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário