A deputada estadual Isabel Cristina (PT) faz hoje 60 anos. O Blog sabe que é indelicado falar idade de mulher, mas achamos que ela não vai ligar muito pra isso. Acha que os anos lhe ensinaram e a fizeram maior que as datas. Em 10 de julho de 2001, lhe fizemos uma homenagem que repetimos agora.
Ela não é mais aquela menina dos anos 70 que participava e chamava a atenção dos movimentos de resistência por ser uma voz que se levantava em defesa da comunidade, mesmo com todos os riscos dos anos de chumbo.
Mulher, negra, pobre, professora honesta. Militante, vereadora, vice-prefeita e deputada estadual.
Isabel Cristina hoje está vencendo uma enfermidade feroz. E com garra. Distância, horários, palanques altos e velhos caminhões não são páreos para sua luta. Ela os enfrenta com bom humor e gargalhadas contagiantes.
Ontem (9) me disse em Rajada, Zona Rural de Petrolina, que foi ao encontro do PMDB porque foi convidada e educadamente aceitou.
“Antes eu era arrogante. Achava que meu lado e o meu partido tinham toda a verdade. Pensava que se estávamos certos os outros eram errados. A vida não é assim e precisamos melhorar nossos conceitos de vida, respeitando mais as pessoas”, disse ela, com simplicidade tocante.
Isabel Cristina poderá ainda ganhar e perder muitas eleições. Pode errar e acertar em suas decisões e avaliações políticas e receberá os elogios ou as críticas por isso. Inclusive por este Blog. Mas ninguém poderá apagar a força de sua história ou o brilho que salta aos olhos por sua determinação.
Preferimos pessoas melhores que políticos melhores. As pessoas fazem o político, e não o contrário. Para alguns, a maturidade que mostra hoje é mais pessoal que política. Melhor ainda.
A poeira da estrada e os palanques cada vez mais complicados vão continuar existindo para Isabel Cristina por muito tempo. O resultado eleitoral de tudo isso representa muito menos.
Infinitamente menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário