Com vários cartazes e gritos de ordens, dezenas de pessoas saíram às ruas de Lagoa Grande em uma manifestação realizada hoje à tarde. Os protestantes se reuniram na Praça Hermes de Amorim, onde os organizadores prepararam varias frases de manifestações em cartazes.
Frases como: Lagoa Grande Acordou, Sou contra a PEC 37, Queremos faculdade, Já saneamento, já calçamento, educação e saúde digna, entre outras, foram os gritos de ordens durante todo o percurso do protesto.
De forma pacífica o grupo percorreu varias ruas do centro da cidade e algumas ruas do bairro DR e Vasco, saindo pela BR 428, até a ponte na entrada da cidade, onde fecharam a pista por alguns minutos e cantaram o hino nacional brasileiro, retornando para a praça local da concentração.
Esteve presente a vereadora Edneuza, a única representante política do povo que saiu às ruas, Em entrevista ao blog ela disse que acha muito importante o povo acordar, porém sentiu a falta do prefeito Dhone Amorim, “o representante do povo, não veio participar, ele tinha que está aqui”, disse a vereadora. Para Edneuza a PEC 37 é uma vergonha, vale ressaltar que a PEC 37 é uma Proposta de Emenda Constitucional 37/2011. Se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP).
Representantes do Ministério Público criticam a proposta e a classificam como PEC da Impunidade. Para os procuradores, a PEC é uma retaliação ao trabalho desempenhando pelo Ministério Púbico no combate à corrupção.
O presidente do Partido da Mobilização Nacional (MD) de Lagoa Grande (PE), Fernando Angelim, outro político que esteve presente e percorreu todo percurso, disse que acha de suma importância ver jovens, adolescentes, adultos, crianças, ou seja, toda população, com um cartaz na mão e gritando palavras de ordens, reivindicando seus direitos, isso mostra que o povo está abrindo a mente, querendo uma boa saúde, uma boa educação, é preciso haver uma mudança urgentemente e jamais deixar brechas para os políticos corruptos, frisou Angelim.
Para a manifestante Tássila, a juventude brasileira acordou e os lagoa-grandenses não poderiam ficar de fora, disse: “Mesmo que de forma tímida estamos aqui nas ruas gritando e reivindicando nossos direitos! Creio que na próxima a juventude de Lagoa Grade vai abraçar o protesto”.
Para o manifestante Antonine de Amorim, nossos jovens precisam de mais oportunidades , mais instituições de ensino que capacitem os jovens após o ensino médio, citou inclusive que divulga periodicamente oportunidades de emprego de nível médio, técnico e superior no site porém vê que tais oportunidades não repercutem, recebendo resposta sobre uma delas apenas uma vez, e acredita existir falhas no processo educacional da cidade, seja ele quanto a falta de cursos profissionalizantes e ou pela falta de interesse dos alunos.
A professora Leonilza disse que povo aos poucos está acordando, pois quando sai às ruas é porque está faltando alguma coisa, e esse protesto visa isso, melhor salário para os professores, uma boa educação, saúde, escolas bem estruturadas, merenda de boa qualidade.
Os representantes do protesto, Alexandre Borges, Anderson Lima, Antonine de Amorim, Ially Bezerra, Joel Nogueira, José Almir, Letícia Costa, Tássila Borges e Lucas Luan, deixaram ciente que o movimento não era partidário, porém, é o movimento da juventude que está acordando contra políticos corruptos, juventude que está querendo um país mais justo e não aceita mais a situação como está acontecendo no Brasil, e já adianta que já estão organizando outro evento para o mês de julho que irar ser mobilizada a população de Lagoa Grande e Izacolandia.
LagoaGrande.net – Notícias sobre Lagoa Grande – PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário