O Centro de Zoonoses de Petrolina virou notícia nacional nos últimos dias. Os maus tratos aos quais os animais estariam sofrendo, a sujeira e a falta de estrutura do local foram manchete da Agência de Notícias de Direitos dos Animais (Anda). A denúncia foi enviada por Cleison Monteiro, ex-voluntário de uma ONG da região.
Segundo Cleison, que também é o autor das fotos, a situação do Centro já é de conhecimento das autoridades. “Cansado do descaso que já dura um ano, onde nem a Vigilância, nem a Secretaria de Saúde, nem o próprio prefeito fazem nada, resolvi como pessoa física mesmo divulgar tal material”, disse Cleison à Anda.
As fotografias causam revolta e indignação a qualquer ser humano, independente de gostar ou não de animais. As fezes e urinas dos bichos não são recolhidas, muitos cachorros morrem em meio a outros cães, além dos animais não receberem nenhum tipo de tratamento de saúde.
Descaso antigo
As denúncias envolvendo o Centro de Zoonoses assustam, mas não são novidade. As informações de que os animais são retirados das ruas para sofrer maus tratos e serem exterminados no local aparecem com frequência nos veículos de comunicação e nas redes sociais. No dia 18 de julho, por exemplo, a ONG Proteger – que luta em defesa dos animais em Petrolina e Juazeiro – recebeu a denúncia de que o Centro estava recolhendo animais saudáveis das ruas para serem sacrificados a pedido dos próprios donos.
O caso gerou revolta nas redes sociais. A ONG já sugeriu à prefeitura uma parceria no tocante à administração do Centro. A própria entidade fez diversas ações no local na tentativa de reduzir os transtornos aos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário