Movimentos emancipacionistas de todo o País se mobilizarão mais uma vez para comparecerem a Brasília, onde nas próximas duas semanas o Senado deverá analisar o projeto que devolve a autonomia aos estados para criarem novas cidades.
No povoado de Izacolândia, zona rural de Petrolina, 12 representantes da comunidade que fazem parte da Comissão Pró-emancipação devem se juntar, na capital federal, a outros integrantes dos movimentos.
A comunidade luta, há oito anos, pela sua emancipação e, recentemente, encontrou motivos para ficar mais otimista, depois que um grupo de juristas conhecidos do País incluíram Izacolândia na lista dos 180 povoados e distritos que reúnem condições de virarem cidade.
Depois de Brasília, os representantes das comissões de Pernambuco irão ao Recife, onde o Tribunal Regional Eleitoral deverá liberar, de acordo com estudos de viabilidade municipal, os plebiscitos à população. Segundo o líder da Frente Parlamentar na Câmara Federal, deputado José Augusto Maia (PTB-PE), que defende as emancipações, essas consultas deverão ocorrer em conjunto com as eleições de outubro de 2014. Além de Izacolândia, o distrito de Rajada também busca sua emancipação. Os petrolinenses deverão analisar, no ano que vem, se viram ou não cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário