O deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, veio do Recife na manhã desta quarta-feira, dia 27, especialmente para participar da Audiência Popular do Semiárido, realizado na Codevasf em Juazeiro-BA. O evento contou com a presença de várias entidades do movimento social da região e teve entre as autoridades presentes, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Odacy não perdeu tempo e em conversa com Carvalho, conseguiu mostrar ao ministro como está sendo problemático o modelo de Parceria Público Privada para perímetros públicos, especialmente na região banhada pelo rio São Francisco. O exemplo equivocado de PPP apresentado a Gilberto Carvalho, foi o modelo que vem sendo implantado no Projeto Pontal Norte, em Petrolina.
‘O ministro Gilberto Carvalho entendeu os nossos argumentos disse que irá conversar com a presidenta Dilma para revê o modelo em que perímetros público fiquem concentrado na mão de uma pessoa só. Ele disse que não se pode investir recursos públicos e concentrar tudo quando na verdade são perímetros públicos que devem contemplar pequenos, médios e grandes produtores”, revelou o parlamentar petista.
No seu discurso durante o evento que aconteceu na sede da Codevasf de Juazeiro, Odacy reforçou a tese para que o Governo Federal reveja e solicitou a Gilberto Carvalho que interceda essa discussão com Dilma em nome das famílias que venderam suas áreas com o sonho de terra irrigada, mas agora querem que eles sejam empregados em suas próprias áreas.
Odacy disse que o ministro em atendimento a uma das reivindicações dos participantes da audiência popular, passará para o governo proibir a fabricação de agrotóxicos que já estejam proibidos em outros países. “Ele frisou que já estão sem autorização para serem usados fora do pais, esses produtos também não terão mais espaço no Brasil”, relatou o deputado Odacy Amorim.
Ainda pelo governo federal, o encontro contou com a presença do Presidente da Codevasf, Elmo Vaz. A pauta levada à audiência foi elaborada por integrantes de movimentos como MPA, MST, MAB, Fundos e Feixos de Pastos e ASA – Articulação do Semiárido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário