Um mutirão no bairro José e Maria, Zona Leste de Petrolina, irá diagnosticar casos de hanseníase na comunidade e nos bairros vizinhos. A iniciativa acontecerá neste sábado (9), a partir das 8h, na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Saúde da Família Lia Bezerra.
O objetivo é identificar, precocemente, os casos de hanseníase na região, além de esclarecer sobre os sintomas, estágios e tratamento da doença. “Nós sabemos que Petrolina é uma área endêmica em relação à hanseníase, diante disso, a equipe de profissionais da unidade tem se preocupado em traçar estratégias para diagnosticar, tratar e prevenir os novos casos da doença”, explicou o médico Marco Túlio Pereira.
Qualquer pessoa que com lesões suspeitas deve procurar o serviço neste sábado.
A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. O diagnóstico consiste, principalmente, na seguinte avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. As informações são da PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário