Equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ), em parceria com a Vigilância Sanitária e Secretaria de Ordem Pública de Juazeiro, estiveram na Ilha do Rodeadouro esta semana realizando uma ação conjunta de coleta de material. As equipes aproveitaram a oportunidade para orientar banhistas e comerciantes sobre o trânsito de animais no balneário.
A ação acontece após denúncias de que frequentadores e turistas teriam sido contaminados pela larva Migrans Cutanea, popularmente conhecida como ‘bicho geográfico’. “Imediatamente mantivemos contato com os órgãos responsáveis da cidade de Juazeiro para que nos acompanhasse para averiguar a situação do local”, esclareceu o diretor-presidente da AMVS, Jarbas Costa.
Durante a ação, foram coletadas fezes de cães e de gato da areia da ilha. Os comerciantes e funcionários foram orientados sobre a importância de manter os ambientes interno e externo limpos. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, os donos das travessias devem proibir o acesso de animais à ilha.
“Como medida preventiva, a Vigilância Sanitária irá notificar os proprietários das travessias de Petrolina para não permitirem o acesso de cães e gatos nas barcas e, nos fins de semana, equipes de fiscalização das prefeituras de Petrolina e Juazeiro estarão nos pontos de travessia fiscalizando e dando apoio à ação. Salientamos a importância dos banhistas manterem contato imediato com a AMVS em situações deste tipo, para que possamos adotar as medidas cabíveis”, completou Jarbas.
As pessoas que estiverem com os sintomas do parasita – como coceira na pele que se intensifica à noite, principalmente nos pés – devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o tratamento. (Fotos: Ascom PMP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário