Uma onda de assaltos vem preocupando a população de alguns bairros de Petrolina, apesar do comando do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) vir anunciando medidas para combater as ocorrências na cidade.
Duas das comunidades mais assustadas pela violência são a do Jardim Imperial e Alto da Boa Vista, na zona oeste da cidade. Naquela área um elemento, de bicicleta, tem feito ‘arrastões’ roubando celulares de transeuntes. As vítimas preferidas são mulheres, que normalmente tendem a não reagir. Segundo informações, o suspeito vem agindo não só à noite, mas também durante o dia.
Nem mesmo um dos bairros mais valorizados e tranquilos da zona leste da cidade, a Areia Branca, tem escapado da criminalidade. Em contato com o Blog, um leitor informou que em fevereiro último houve uma tentativa de assalto a uma residência na Rua do Vatapá (Cohab III). Na comunidade os furtos a motos e veículos também vêm se tornando corriqueiros. Pior acontece no Caminho do Sol, também zona leste, onde os comunitários já vêm sofrendo na pele com os constantes assaltos na Rua Joãozito Barros. Agora, até sequestros-relâmpagos estão ocorrendo.
Comandante
Procurado pelo Blog, o atual comandante do 5º BPM, tenente-coronel Ricardo Peres, informou que o governo do estado vem tomando uma série de medidas dentro do ‘Pacto pela Vida’. Uma delas é a aquisição de 20 novas câmeras de monitoramento eletrônico, que foram implantadas em mais locais e bairros da cidade.
Ele informou, no entanto, que a decisão técnica para implantação das câmeras é da Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado. O 5º BPM apenas acompanha o planejamento. Uma equipe da SDS veio do Recife e fez o levantamento dos bairros com maior incidência de crimes, como homicídio e roubos. Comandante Peres reconheceu que alguns bairros mais afastados receberão o equipamento, mas nem todos. Mas adiantou que a polícia deve intensificar as rondas pela cidade – uma das constantes reivindicações dos comunitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário