Berço do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a cidade de Exu, no Sertão do Araripe, Terra do Rei do Baião, conta as horas para comemorar mais uma data alusiva ao nascimento do filho mais ilustre da terra. Se estivesse vivo, Gonzagão completaria 102 anos neste sábado (13).
A programação em homenagem ao artista faz parte da última etapa do Festival ‘Pernambuco Nação Cultura’, projeto promovido pelo governo do estado por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Exu.
Entre esta sexta-feira (12) até domingo (14), o Parque Aza Branca, local onde o Mestre Lua morou até o dia de sua morte, receberá shows de artistas que dão continuidade ao legado de Seu Luiz do jeito que ele mais gostava: com muito forró.
Na abertura, sexta, os shows serão dos grupos Os Três do Cariri e Seguidores do Rei, além dos cantores Danilo Pernambucano e Tony Monteiro. Já no sábado (data de nascimento do Rei do Baião) quem abre a noite é Joquinha Gonzaga, sobrinho do Velho Lua, além do neto dele, Daniel Gonzaga (filho de Dominguinhos), que fará uma participação no show de Flávio Leandro. Nessa noite, ainda sobem ao palco os forrozeiros Fábio Carneirinho e Targino Gondim.
Todos os anos, sempre no domingo que sucede a data de 13 de dezembro, centenas de pessoas se reúnem para tocar e dançar embaixo do famoso pé de juazeiro cantado pelo Mestre, que há no Parque Aza Branca até os dias de hoje. A programação deste ano começa às 11h, com a tradicional Missa de Ação de Graças que conta com a participação de sanfoneiros. A partir das 15h, o forró volta a ditar a festa e prossegue até a madrugada. O público vai dançar ao som das crianças do Ponto de Cultura Alegria de Pé de Serra, Donizete Barbosa, Epitácio Pessoa, Joãozinho de Exu, Di Jesus, Toinho do Baião, Jorge do Acordeon, Jaiminho de Exu, entre outros.
Consolidado na Secretaria de Cultura, o projeto ‘Cultura Livre nas Feiras’ preparou uma programação especial para o aniversário de Gonzagão. No dia 13/12, a partir das 8h, na feira livre do Exu, haverá degustação gastronômica, mostra de artesanato, espetáculos de dança e, claro, forró pé de serra.
Palestra
Considerado um dos maiores estudiosos da vida e obra de Gonzagão, o jornalista paraibano radicado em Petrolina, Ney Vital, é outro a marcar presença em Exu. Ele vai proferir uma palestra nesta quinta (11), promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, às 19h na Escola Barbara de Alencar, cujo tema será “Exu, Luiz Gonzaga, Patrimônio e Identidade Cultural”. O evento abre os festejos culturais dos 102 anos de Luiz Gonzaga. Haverá entrega de troféus e a apresentação do Projeto Asa Branca. Ney Vital é pós-graduado em ensino de comunicação social (pela Uneb e UFRN); também é apresentador e produtor do Programa ‘Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga’, que vai ao ar todos os sábados pela manhã na Cidade AM, de Juazeiro (BA). (foto/reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário