quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Programação diversificada marca abertura do ano letivo 2015 em Lagoa Grande

Numa programação movimentada, o ano letivo 2015 foi aberto oficialmente na manhã de ontem (10) no Ginásio de Esportes em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco. O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Daniel Torres, além de educadores, formadores de opinião, comunidade e lideranças políticas.
Na oportunidade os integrantes do Coletivo de Educadores do Campo – grupo ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) – apresentaram uma peça teatral sobre o cotidiano do homem do Campo.
Em seguida foi a vez do grupo do Sesc Petrolina, a Trupe Errante, encantar o público com o espetáculo “Palavras Errantes”, que evidencia a história de Luzia, ‘mulher de vida dura, mas que além de comer, escrevia e lia’. O diretor do espetáculo, Tom Galiano, informou que a peça é uma adaptação da poesia escrita pelo Jornalista Luís Osete.
Emocionada com as apresentações culturais, a primeira-dama do município, Danila Barbosa, que representou o prefeito Dhoni Amorim (que estava no Recife para a eleição da Amupe), definiu a educação como “aquilo que faz com que cada pessoa governe o seu próprio mundo, aquilo que faz o mundo ficar na palma da mão”. No final, pediu empenho de toda equipe da Seduc para fazer a diferença no setor.
Programação
A abertura do ano letivo contou ainda com palestras sobre ‘Marcos Históricos e Regulatórios da Educação no Campo’, com a professora Rubneuza Leandro. A segunda palestrante, Edla de Araújo Soares, explanou sobre ‘Educação no Campo Como Direito Humano’.
O secretário da pasta, Daniel Torres, considera o momento importante dado à diversidade cultural da comunidade e da união dos educadores da rede municipal de ensino. “Desde o início da gestão, a prioridade é desenvolver uma educação de qualidade tanto na cidade quanto no campo. A ideia é diminuir as desigualdades educacionais, contextualizando o saber humano”, frisou.
A programação desta quarta-feira (11) tem nove oficinas voltadas para os educadores da rede municipal. Uma parte delas aconteceu pela manhã no Cetep. A outra será a partir das 13h, no Ginásio de Esportes, abordando temas como ‘Ambiente Alfabetizador e Matematizador como Prática Educativa’, com as palestrantes Catarina e Ilma; ‘O Trabalho com Gêneros Textuais, com Iracilene e Rosângela; ‘Gêneros Textuais: Do Texto ao Contexto Sociocomunicativo’, com Clicidauba e Neubiana; ‘Ciências Humanas na perspectiva Histórica e Dialética’, com Marcos; ‘A arte numa perspectiva histórica de memórias, leitura e produção’, com Socorro Mendes (entre outros temas). (fonte/foto: Núcleo de Comunicações/PMLG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário