Nesta segunda-feira, 11, foi iniciada a Semana do Bebê Regionalizada – Petrolina, Juazeiro e Sobradinho – que se estende até o dia 15. A abertura do evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Rio Corrente, com uma programação especial com teatro, torneio de futsal, homenagem à princesa Pérola, coroada em 2014 pelo prefeito Julio Lossio, e ações de saúde como vacinação, consulta médica, shantalla, antropometria (avaliação do peso e altura) e palestra sobre Alimentação Saudável.
Mais de 50 alunos da Rede Municipal de Ensino esclareceram dúvidas e foram orientados pela nutricionista Andressa Reis. "Eu já sabia de alguns alimentos que fazem mal a saúde, mas não sabia que comendo durante 1 semana bolacha recheada eu estou consumindo mais de 3 kg de açúcar", destacou a aluna Diandra Laís.
Andressa alerta os pais sobre a importância de inserir alimentos naturais desde a infância para que diminua os riscos de doenças. "O ideal é que até os dois anos a criança não consuma nenhuma quantidade de açúcar, mas infelizmente alguns pais já inserem no cardápio do filho o salgadinho, o achocolatado, sucos industrializados, que com o consumo frequente pode levar à obesidade, colesterol alto e doenças crônicas como a diabetes", ressaltou.
Durante esta semana serão realizadas palestras para os profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde do município com temas como Parto Humanizado, DST/AIDS: Manejo Clínico entre mães e crianças, Um olhar Cuidadoso: Mães com transtornos mentais e usuárias de drogas, Pré-Natal e Primeira Infância, Direito de Brincar entre outros, que acontecerão nos campus de Petrolina e Juazeiro da UNIVASF.
A Semana do Bebê Regionalizada em Petrolina é resultado da articulação das Secretarias de Cidadania, Educação e Saúde com o objetivo de garantir o desenvolvimento saudável do bebê através do cumprimento das ações voltadas para primeira infância.
Ascom/Petrolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário