terça-feira, 22 de setembro de 2015

Nos 120 anos de Petrolina, história da cidade é contada pelo balanço das águas do Velho Chico

Fugindo à tradição, milhares de petrolineses saíram às ruas na noite desta segunda-feira (21) para mostrar seu amor por Petrolina e prestigiar o desfile cívico em comemoração aos 120 anos de emancipação política do município.
Durante as apresentações, que aconteceram na Avenida Guararapes, alunos de dezenas de instituições de ensino declararam seu orgulho por Petrolina através de carros alegóricos e fantasias que contavam a história da cidade e as riquezas do povo ribeirinho.
20150921_184116O tema escolhido para o desfile deste ano foi o ‘Rio São Francisco: Pai e mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo destemido’ e como não poderia deixar de ser, todas as fantasias faziam referência à história, lendas, tradições e riquezas ligadas ao Velho Chico.
Em carros alegóricos, os estudantes representavam toda a prosperidade trazido pelo rio ao Vale do São Francisco através da fruticultura irrigada e uvas e vinhos que tanto orgulham os ribeirinhos. Mas, o desfile também levou para a Avenida o “pedido de socorro” do rio que sofre as consequências da degradação. Através de faixas, fantasias e coreografias, os alunos mostraram o momento crítico pelo qual passa o Velho Chico.
20150921_184434Polêmica, a mudança de horário que vinha trazendo tanto receio aos petrolinenses dividiu opiniões. Para a dona de casa Inalda de Souza, a alteração foi negativa já que o horário pode representar um perigo na volta para casa.
Eu vim porque todo ano eu venho mesmo, mas achei ruim. Tem muita gente que mora em bairro longe e não tem carro, ai depois que o filho desfilar vai esperar ônibus e voltar para casa. Às vezes o ponto [de ônibus] é longe de casa ai eu mesmo acho perigoso”, disse.
20150921_185416Já o aposentado Messias Azevedo, diz que viu a mudança com bons olhos, uma vez que, os alunos que participam do desfile ficavam “sofridos” com as altas temperaturas da manhã.
De todo jeito vai ter gente reclamando, mas eu mesmo achei melhor. Eu achava uma judiação ver as crianças desfilando no sol quente. Quando era de manhã, eles ficavam muito sofridos por causa do calor e agora eu achei melhor”, finalizou. Além dos populares, o desfile também foi prestigiado por diversas autoridades políticas que acompanharam as apresentações da fachada da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário