Ontem (3), 58 periquitos-da-caatinga que estavam sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram devolvidos à vida livre numa reserva ambiental localizada no distrito de Juremal, na zona rural de Juazeiro (BA).
As aves chegaram ao Cemafauna através de apreensões realizadas por órgãos fiscalizadores a exemplo do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e, segundo a médica veterinária do Centro, Adriana Alves, estavam aptas para voltarem à natureza já que algumas delas passaram cerca de um ano recebendo cuidados médicos e nutricionais. Em relação à reserva ambiental, trata-se de uma área legal, sob fiscalização da Codevasf, Ibama e Inema, contendo uma área de 1,8 mil hectares de vasta beleza e rico bioma da caatinga.
A ação foi realizada juntamente ao engenheiro florestal Josemário Matos, da unidade regional do Inema de Juazeiro, órgão fiscalizador responsável por indicar a unidade de conservação ambiental, além é claro do acompanhamento dos animais após a soltura, uma vez que elas permanecem por um longo tempo na propriedade. (foto/divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário