A polícia acaba de prender um ladrão de celular em Casa Nova, com alguns celulares roubados no São João de Petrolina.
Uma mulher de 23 anos foi presa, neste domingo (19), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, suspeita de fazer parte de uma quadrilha responsável por furtos de celulares. Segundo informações da Polícia Civil (PC), a mulher é de Feira de Santana, na Bahia e chegou em Petrolina no sábado (18), para agir no São João do Vale.
De acordo com o delegado Daniel Moreira, somente nesta segunda-feira (20), cerca de 20 vítimas compareceram a delegacia para prestar o Boletim de Ocorrência (BO) e tentar reconhecer a suspeita e os aparelhos.
”A mulher veio de Feira de Santana. Ela estava hospedada em um hotel e recebia cerca de R$ 150 por celular. Nessa época a gente sabe que tem quadrilhas que vem de fora, principalmente da Bahia só para este tipo de furto” disse.
O delegado ressaltou ainda que, como são muitas quadrilhas atuando no São João da cidade, é difícil ocorrer o flagrante. “São várias associações criminosas e como vão passando de mão em mão, é difícil pegar em flagrante. Mas todo noite a polícia está realizando prisões”, relatou.
Os bandidos aproveitam o momento de distração das vítimas para atuar. “Eles ficam observando quem está fácil de ser uma vítima. Até bolsa eles atacam. Eles aproveitam a hora de um tumulto, que é uma hora que tem muita gente aglomerada. Eles abrem a bolsa e retiram o celular. Eles também retiram do bolso, sem que as pessoas percebam”, falou Daniel.
Para quem vai curtir a noite no São João, a polícia alerta para os cuidados. "O ideal seria que não levasse celular para o evento. Mas se levar, se for possível, colocar em bolsa que tenha uma fechadura ou andar sempre com a bolsa em vigilância na parte da frente e evitar colocar o aparelho em bolso”, explica.
Mesmo com a vigilância, algumas pessoas terminam sendo alvo fácil. “As vezes as pessoas estão bebendo e perdem essa vigilância, que é até normal. Você está curtindo um show e não vai está o tempo todo pensando no celular. Mas, eles observam as vítimas em potencial, que são aquelas que ficam tirando selfie, que estão com aparelho fácil de furtar”, argumentou.
Quem teve o celular furtado durante o São João devem comparecer à delegacia. “Muitas vítimas realmente não estão procurando a delegacia para prestar a ocorrência. Elas não dão importância ao registro. E é importante até para que a polícia tenha noção da quantidade de furtos que estão acontecendo para que possa montar as estratégias para coibir essas quadrilhas. A gente tem percebido que diariamente são mais de 20 a 30 furtos dessa natureza”, alertou Daniel Moreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário