As pessoas que embarcam nos aeroportos brasileiros começarão a sentir, a partir desta segunda-feira (18), as mudanças nos procedimentos de inspeção de bagagens e passageiros em voos domésticos. O reforço na segurança é parecido com o método usado em viagens internacionais. A medida foi anunciada na sexta (15) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com o novo protocolo, os passageiros passam a ter que retirar das bagagens de mão os notebooks, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Os aparelhos serão colocados em uma bandeja diferente para passar pelo raio X. A justificativa para a retirada dos materiais é que eles dificultam a visualização dos outros itens que estão no interior da bagagem durante a inspeção do equipamento.
Os passageiros podem ser abordados por um Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) para uma revista aleatória. Isso pode ocorrer independente se houver o disparo do alarme do equipamento de raio X. O serviço será realizado por pessoas do mesmo sexo do passageiro e poderá ser em local público ou privado. O critério será escolhido pelo passageiro ou pelo agente e sempre na presença de testemunha. A inspeção aleatória pode ocorrer nas bagagens de mão no momento da passagem do equipamento. Neste caso, os passageiros vão abrir as bolsas de mão para a análise de um agente.
Inspeção manual
A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada. Nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção dos funcionários da APAC.
Segundo a Anac, os procedimentos de segurança são adotados e padronizados internacionalmente. No Brasil, estão normatizados pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 107, norma da ANAC que dispõe sobre a Segurança da Aviação Civil. “Essas medidas de segurança estarão ainda mais presentes nos aeroportos brasileiros, e é muito importante que os passageiros contribuam para que o embarque ocorra de forma eficiente e segura”, disse a Anac. (fonte: Diário de PE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário