terça-feira, 13 de setembro de 2016

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA GRUPO QUE FRAUDAVA APOSENTADORIAS RURAIS

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã desta segunda-feira (12) a “Operação Manager” com objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em concessão fraudulenta de aposentadorias rurais. A prática utilizava pessoas residentes na cidade do Cabo de Santo Agostinho e arredores, com auxílio de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Cabo. Os integrantes do esquema conseguiam obter suas aposentadorias na agência do INSS de São Lourenço da Mata com o apoio do gerente da unidade.

Desde a manhã de hoje cerca de 60 policiais federais e três técnicos do INSS estão cumprindo dois mandados de prisão preventiva, um no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e outro em Jaboatão dos Guararapes. Também foram expedidos seis mandados de busca e apreensão, três no Cabo de Santo Agostinho, um em Boa Viagem, um Jaboatão dos Guararapes e um em São Lourenço da Mata, bem como quatro mandados de condução coercitiva, três no Cabo de Santo Agostinho e um em Jaboatão dos Guararapes. 

As investigações tiveram início em 2015, quando descobriu-se um grande esquema de concessão irregular de benefícios previdenciários a pessoas residentes no Cabo de Santo Agostinho e arredores os quais era composta pelo do Gerente da Agência da Previdência Social do INSS de São Lourenço da Mata/PE, com a intermediação de funcionários e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Cabo de Santo Agostinho/PE, os quais providenciavam a documentação falsa.

Uma vez concedidos os benefícios, os contemplados eram "convidados" a obter empréstimos consignados onde a maior parte do valor das transações era repassada para os membros do grupo criminoso. O esquema também contava com a participação de um correspondente bancário. O prejuízo causado pela fraude é estimado em R$ 632 mil mensais na manutenção desses benefícios irregulares. O prejuízo total chega aos R$ 11 milhões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário