Nunca confunda depressão com tristeza. A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido literal, a doença se manifesta com vários sintomas, os mais freqüentes são tristeza profunda, pessimismo exagerado e completa baixa autoestima. Estes sintomas podem aparecer isolados ou juntos. Para que um paciente seja diagnosticado e comprovado só é possível com um laudo de um profissional da área (psiquiatra, psicólogo, neurologista, etc.) e, em todos os casos há tratamentos e o acompanhamento deve ser adequado a cada situação.
Preocupado com esta problemática e seus desdobramentos, o Prefeito Vilmar Cappellaro, designou a secretaria da Saúde para mobilizar a equipe, conversar com a população e levar este assunto “Depressão vamos Conversar” para todo o município. “Isso é uma questão de saúde, não podemos ignorar nem uma queixa sequer do paciente. Nos casos mais graves, a pessoa pode desejar a morte, planejar e até tentar o suicídio. Pode ter uma interpretação distorcida e negativa da realidade, o que o leva a ‘ver tudo’ sob uma ótica depressiva. Nossas equipes da saúde seja no hospital, nos PSFs, CAPS ou em outros equipamentos da Assistência Social como o Cras, Creas, precisam estar atentas e vigilantes á todos estes sinais. O que nós podermos fazer, nós iremos realizar pra ajudar a pessoa que sofre, isso é nosso papel”garante o Prefeito.
A secretaria da Saúde, Samara Martins, lembra que toda a rede está preparada com equipes treinadas para receber os pacientes. Durante o evento de hoje, na Praça Hermes Amorim - centro, às 5 da tarde serão oferecidos: Acupuntura, massoterapia, chás medicinais, orientação e educação em saúde, encaminhamentos de consultas para a rede, entre outros serviços.
ASCOM – Gerência de jornalismo Sérgio Martins DRT/PE 6056
Nenhum comentário:
Postar um comentário