Incentivados pelo Prefeito Vilmar Cappellaro, o grupo Stilizart de Xaxado de Lagoa Grande saiu do anonimato, ressurgiu com força, está completamente reconstruído e fazendo belas apresentações pela região. Neste fim de semana se apresentaram na 49ª festa do Colono em Bebedouro (Petrolina), e ainda vão se apresentar no SESC Petrolina e em Juazeiro com o festival Aldeia do Velho Chico neste final de semana.
O Stilizart, grupo de dança formado por artistas da cidade de Lagoa Grande-PE, foi fundado em agosto de 2001 com o objetivo de resgatar, valorizar e difundir diversos seguimentos culturais. Sua origem está ligada diretamente ao Cangaço, principalmente ao bando de Virgulino Ferreira da Silva, popularmente conhecido por Lampião. Embora o bando estivesse sempre em batalhas, eles organizavam alguns festejos para se distraírem. Como muitos homens do grupo não andavam acompanhados de suas mulheres, faziam do rifle seu par na dança, batendo-o no chão ao som do arrastar das alpercatas de couro. É por alusão ao barulho provocado pelas alpercatas que atribuiu-se o nome “xaxado” à dança, inicialmente masculina mais tarde abriu espaço para as mulheres.
Devido à influência Italiana das uvas e dos vinhos da cidade, o grupo aderiu também o ritmo da Tarantela, dança típica da Itália, em homenagem aos imigrantes italianos que empreenderam no município gerando emprego e renda. O grupo também faz trabalhos voluntários ensinando danças populares às crianças carentes nas escolas e em programas sociais. Os ensaios e apresentações dos 24 bailarinos, acontecem com a supervisão do coreógrafo Jailson Lima, direção de trilha sonora Robério Brito, iluminação Francisco Duarte e produção executiva Edivaldo Barbosa. O Grupo Stilizart conta com o apoio cultural da Prefeitura de Lagoa Grande e da secretaria da Educação.
Gerência de jornalismo Sérgio Martins DRT/PE 6056 Fotos: Arquivo pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário