domingo, 26 de novembro de 2017

Primeiro Passo: Políticos e moradores se reuniram para debater a tão sonhada adutora de Jutaí.

Jutaí foi palco de um grande evento na tarde do dia (24), uma audiência pública para discutir a implantação da adutora local foi realizada para provocar todos os políticos do estado de Pernambuco, e assim resolver um impasse que vem prejudicando milhares de moradores da área sequeira de Lagoa Grande. O evento aconteceu na Associação dos Vaqueiros de Jutaí.
A audiência foi conduzida pela presidente da Câmara de Vereadores, Iara Evangelista. Além da presidente, estiveram presentes os vereadores: Alvanir Gomes, Edneuza Lafaiete, Fernando Angelim, Nena Gato, Carlinhos Ramos, Professor Vavá, Josafá e Lindaci. As participações do prefeito Vilmar Cappellaro, do vice Italo, dos secretários municipais, de Jaime Barros e Joaquim da Rocinha, representantes nato da região de Jutai, do deputado Gonzaga Patriota, ex-prefeito de Afrânio, Raimundinho Cavalcanti, representando o deputado Adalberto Cavalcanti, Aurivalter Cordeiro (Codevasf), Ivo (STR), Representante No debate falaram tanto os convidados como os moradores e lideranças locais.
A extensão da adutora de Jutaí é de cerca de 60 Km, levando água para consumo de uma população que ultrapassa os 5 mil habitantes na região e que sofre ano após ano com as estiagens. O superintendente da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, disse ter ficado satisfeito com os anúncios de parlamentares presentes e representados que se comprometeram em destinar recursos via emendas parlamentares para a obra.
Todos os vereadores presentes usaram a tribuna e falaram que o evento tem uma grande importância para que a Adutora de Jutaí saia do papel e vire uma realidade. Os assessores dos deputados licenciado Fernando Filho e do deputado Adalberto Cavalcanti afirmaram que os parlamentares vão destinar emendas para a Adutora de Jutaí.
Vale destacar que a obra está orçada em mais de R$ 15 milhões, uma obra grandiosa que vai beneficiar milhares de moradores da zona rural de Lagoa Grande.
Nos próximos dias uma comissão deverá ser criada para tratar mais de perto todos os detalhes e andamento da adutora de Jutaí.
 Na fala do vice-prefeito ítalo Ferreira, a luta antiga do povo de Jutaí, será respaldada pela gestão comandada pelo prefeito Vilmar Cappellaro (PMDB) que já foi buscar com o Grupamento de Engenharia do Exército em João Pessoa-PB, visando firmar parcerias para amenizar a falta d´água em comunidades da região de sequeiro de Lagoa Grande.
“Estamos lutando pela dignidade, pela cidadania do ser humano que é o acesso à agua para consumo humano e também para os animais. Estamos tratando dessa questão importante, infelizmente tem pessoas que podiam oferecer mais ajuda nesta causa, mas queremos que com esse projeto executivo, possamos levar a ação para outras fontes de investimentos, além de emendas parlamentares. Vamos provocar a todos os entes que possam agilizar essa adutora”, considerou Ítalo.
Em sua participação, o prefeito Vilmar Cappellaro classificou como de grandeza a iniciativa da comunidade em discutir o assunto. Vilmar enxergou a grandeza do movimento organizado da comunidade, puxado por Jaime Alencar, que tem batido nas portas para enfim realizar o sonho do povo de Jutaí em dispor de água na torneira.
“Antes de assumir procurei o superintendente da Codevasf sobre esses projetos de água para consumo e para plantar numa região que é o berço da fruticultura do vale. Procurei o ministério da Integração, o governo do estado e dia 20 de julho, pedi a Auvialter que pudesse fazer uma adutora para esta região. Hoje ele chega com essa boa notícia da elaboração do projeto dessa adutora”, comemorou o prefeito.
Muitos dos projetos citado pelo prefeito teve importante presença do secretário Reginaldo Alencar, da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Vilmar falou de uma audiência com o Exército em João Pessoa onde solicitou obras de poços profundos e um estudo para implantar a adutora.
O prefeito relatou também a conversa que teve com o comando do Exército que já antecipou que virá fazer um estudo técnico dessa adutora no município e que deverá haver um entendimento com a Codevasf para que a intervenção se torne realidade o quanto antes.
“Já encaminhamos estudos iniciais de topografia para o comando da corporação. É unir forças, juntar o que cada um tem e dizer que estamos à disposição com os equipamentos da Prefeitura, junto com os vereadores que estão conosco também nesta busca e levantando essa bandeira. Uma causa nobre com água para beber, para produzir e plantar e a população de Lagoa Grande tem que está unida para essas conquistas”, assinalou o prefeito Vilmar Cappelaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário