quarta-feira, 21 de março de 2018

Prefeito Vilmar Cappellaro participa do 1º Encontro de Produtores de Frutas do Vale do São Francisco em petrolina e consegue levar o 2º encontro para a Cidade de Lagoa grande



Este é o momento de fundamental importância para os Produtores de Frutas no vale do São Francisco  lembro que no ano de 1992 quando buscávamos a introdução de uvas sem sementes na região e não encontrávamos o caminho, nos juntamos um grupo juntamente com a Embrapa e outras instituições   o banco mundial, a vale export, SEBRAE e ai conseguimos a introdução de uvas sem sementes no mercado onde mobilizamos o poder publico e veio as grandes conquistas em 2008 criamos a câmara de fruticultura onde fui eleito presidente e professor Jair o vice, por isso este evento é uma sequencia do que vem acontecendo, hoje entendo que devemos diminuir essa distancia entre o poder publico e  os produtores sabemos que ainda temos espaço para crescermos no caso de Lagoa Grande tem em media 1500 assentados ja estão recebendo seus títulos de terras estão se entregando ao processo produtivo se transformando em pequenos empreendedores investidores, tenho certeza que vão se somar a este processo produtivo, "frisou vilmar"

    Questões tributárias, arranjo produtivo local e mudanças na fiscalização. Estas foram algumas das demandas discutidas na manhã desta terça-feira (20), no auditório do Senai Petrolina, durante a realização do 1º Encontro de Produtores de Frutas do Vale do São Francisco.

Logo na abertura do evento, o deputado estadual, Lucas Ramos, traçou um breve panorama das potencialidades e possibilidades da região, lembrando que do crescimento de 2% no PIB de Pernambuco, 17% diz respeito ao setor da agricultura. Na sequência, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, reivindicou que seja suspensa a cobrança do ICMS da cadeia produtiva para as empresas enquadradas como preponderantemente exportadoras.

O diretor da 3ª Região Fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, Elias Alexandrino, concordou com Jailson Lira e reconheceu que o estado deve diminuir a burocracia permitindo um maior fluxo de caixa entre os produtores. Na sequência, o presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Paulo Roberto, defendeu a emissão eletrônica do PTV (Permissão de Trânsito de Vegetais) pelo produtor através da internet, advertindo acerca da importância da comercialização dos produtos seguindo os pré-requisitos fitossanitários e exigências normativas nacionais e internacionais.

Dividido em módulos temáticos, o terceiro momento do encontro abriu espaço para um debate sobre Arranjo Produtivo Local e beneficiamento das frutas. A gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão São Francisco, Edneide Libório, falou sobre alguns projetos da entidade na área, além de ações para o fortalecimento dos pequenos negócios. Já o gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD Diper, Álvaro França, detalhou os programas da entidade no estado, chamando atenção para algumas iniciativas desenvolvidas no sertão.

Dentre as participações dos componentes da mesa, chamaram a atenção do público os pronunciamentos do prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, do presidente da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco – Valexport, José Gualberto de Almeida, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, José Batista da Gama, e do gestor do Sistema FIEPE (Federação das Indústrias de Pernambuco), Flávio Guimarães. Os organizadores do encontro anunciaram que a próxima edição será realizada no município de Lagoa Grande, ainda neste semestre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário