sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Doação de 80 mil doses de vacinas em campanha pública de vermifugação faz Lagoa Grande se destacar no Nordeste

A gestão da Prefeitura de Lagoa Grande, no Sertão Pernambucano, ganhou destaque regional, entre os estados do Nordeste, esta semana após concluir ontem, 06, a campanha de combate a vermifugação com 100% de êxito, num rebanho em torno de 120 a 130 mil cabeças.  A campanha que teve início no dia 06 de agosto recebeu empenho direto do prefeito, Vilmar Cappellaro, que acompanhou todo o processo, liberou recursos para a compra de 80 mil doses da vacina que foram doadas aos pequenos criadores, com menor poder aquisitivo. Os grandes criadores também participaram da campanha vacinando todo o plantel. Ano passado a Prefeitura doou 70 mil doses.

Segundo o secretário da Agricultura, Reginaldo Alencar, a cidade foi à única em todos os estados do Nordeste a realizar esta ação pública. “Em nome dos criadores, agradecemos ao prefeito Vilmar e a todos os parceiros. A campanha foi reiniciada nesta gestão em 2017 e agora doamos 80 mil doses. Infelizmente em 2016, não foi realizada, trazendo muitos prejuízos aos pequenos criadores. Nosso desejo é atuarmos em várias frentes para melhorarmos a saúde de nosso rebanho. O prefeito liberou recursos e reequipamos um novo laboratório que já está funcionando no distrito de Jutaí, onde fazemos coletas de amostras e análises da pré e pós-campanha para avaliarmos a condição dos animais. Este laboratório está ajudando nas pesquisas de melhoramento genético tanto de monta, quanto artificial. Nosso potencial é muito grande”, comemorou Alencar.

Vilmar Cappellaro defende que é preciso continuar investindo na cadeia produtiva da caprinovinocultura, vocação natural da população. “Através da secretaria da Agricultura, temos tido um olhar especial para os criadores. Desde o transporte de mais de 600 mil kilts de milho para ração, adquiridos através da CONAB e entregues diretamente ao criador, já fizemos dezenas de oficinas/clínicas tecnológicas de manejo e alimentação do rebanho, com apoio do SEBRAE; resgatamos a Feira de Caprinos, um grande sucesso. Com apoio da EMBRAPA, IPA, UNIVASF estamos investindo forte no melhoramento genético. A Prefeitura tem negociado convênios com a CONAB e compras via PAA e PNAE, para adquirir mais carnes de caprinos, diretamente do produtor, através das Associações para que ele tenha maior renda e, duas Associações já aderiram. Queremos que estes recursos, quase 1 milhão de reais, circulem dentro da cidade, isso gera desenvolvimento. Estes resultados muito nos alegram”, concluiu o prefeito.




As equipes da campanha percorreram mais de 25 comunidades com palestras, orientações e aplicações das vacinas. Além da Prefeitura, atuaram na realização o IPA, STR, CMDRS, UNIVASF, EMBRAPA, SINTRAF, ADAGRO, INCRA, Diamantina e Associações de Criadores.

ASCOM – Jornalista Responsável Sérgio Martins DRT/PE 6056   Imagens: Isael Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário