Dim Saraiva foi eleito vereador em 2016 pela coligação política partidária que elegeu o atual prefeito de Cabrobó Marcílio Cavalcanti, foi com apoio de Marcílio que Dim chegou à presidência da câmara.
Como já se tornou costumeira o loteamento da estrutura administrativa com os aliados, Dim Saraiva tem no governo uma secretaria com visibilidade política e vários cargos de segundo e terceiro escalão. O presidente da câmara nunca falou pra ninguém sobre rompimento com o prefeito Marcílio, todavia se quer levar adiante o projeto de candidatura a prefeito de Cabrobó vai ter que romper mesmo sem falar e pra romper vai ter que entregar os cargos.
O prefeito Marcílio já disse várias vezes que pretende se candidatar a reeleição nas próximas eleições, mantida essa intenção fecha todas as portas para uma candidatura de aliado dentro da base governista. Ou seja, Dim Saraiva pra ser candidato a prefeito vai ter que romper com o prefeito Marcílio Cavalcanti, embora o vereador nunca falasse em público dessa pretensão. O vereador Duda Caldas (PTB), é o único que tem insistido na candidatura de Dim.
Outros três vereadores tem visto com bons olhos a possibilidade de Dim Saraiva sair candidato a prefeito de Cabrobó em 2020, o primeiro a fazer declarações favoráveis foi Professor Nilson (SD). Outros que apoiam às articulações de Dim Saraiva são os vereadores Marcos de Neuma, Ramsés Sobreira e a vereadora Suzana Freire. Esse grupo prefere tratar de eleições 2020 sem definição de nome, até mesmo porque os nomes de Marcos e de Suzana entram na lista dos pré-candidatos.
Por essa razão, uma possível candidatura de Dim Saraiva para prefeito de Cabrobó não é tão simples como muitos acreditam, até esse momento os únicos apoios declarados são de dois membros da família Caldas. Um deles vem de duas derrotas seguidas para a Câmara e o outro pode enfrentar oposição a sua decisão dentro de sua própria casa, às manifestações individuais para a corrida sucessória municipal de Cabrobó mostram um pouco às dificuldades que os pretendentes vão enfrentar.
Dim Saraiva pode lograr êxito na caminhada política se o destino for chegar ao comando administrativo de Cabrobó levando em consideração ao menos três possibilidades: 1ª – Permanecendo aliado do prefeito e sendo ungido por ele o candidato do governo; 2ª – Ser escolhido o candidato das oposições assim como Marcílio foi escolhido em 2016; 3ª – A força avassaladora do fator financeiro numa campanha eleitora, não sendo isso um problema passa a ser essencial para definição do nome do candidato e quem sabe do resultado final da eleição.
Numa análise mais profunda das três hipóteses é possível chegar a conclusão de que a número 2 é a menos provável, isso porque o vereador Dim Saraiva teria que ter poder de articulação e habilidade para reunir no mesmo palanque os ex-prefeitos Edgar e Eudes Caldas, Zé Dilson e Auricélio e ainda o sindicalista Antônio de Nestor. Contando ainda com os vereadores que já declaram oposição ao atual prefeito, que seria Marcos de Neuma, Ramsés Sobreira, Duda Caldas e a vereadora Suzana Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário