terça-feira, 17 de setembro de 2019

PF alerta golpe no WhatsApp envolvendo o saque do FGTS

A Polícia Federal divulgou alerta sobre mensagens recebidas pelo WhatsApp depois de mais um golpe estar circulando no país envolvendo o saque do FGTS.
Para quem tiver conta poupança na Caixa, os saques já começaram no dia 13 de setembro e para quem não tem, a retirada dos valores estará disponível a partir de 18 de outubro e ficarão disponíveis até 31 de março de 2020. Porém, cabe um alerta sobre uma mensagem enviada para o celular prometendo o pagamento retroativo e o saque dos valores do FGTS.
Os ataques funcionam assim: a vítima recebe o link malicioso. O site é aberto e geralmente há um questionário de quatro perguntas para serem respondidas (Nº PIS/PSEP-Data de Nascimento-CPF-Senha do Cartão Cidadão). Após enviar as respostas, a vítima é incentivada a compartilhar esse mesmo link com mais 10 contatos.
O golpe no WhatsApp do FGTS já atingiu mais de 100 mil brasileiros, totalizando mais de dois mil novos registros por hora no Brasil. Essa não é a primeira vez que criminosos utilizam programas do governo federal como plano de fundo para seus golpes, pois como esses temas costumam ter bastante apelo com a população, eles facilmente viralizam.
Os dados roubados podem ser usados para golpes com cartão de crédito, constituir empresas falsas, abrir contas bancárias e em lojas comerciais, fazer empréstimos ou compras e aplicar golpes em outros usuários.
DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR CAIR NO GOLPE:
  • Desconfie sempre de mensagens que você receber no seu aparelho celular
  • Não acesse nem clique em links enviados em nome da Caixa porque nenhum órgão do governo federal se comunica com seus beneficiários através de links via WhatsApp; Se receber mensagens desse tipo, apague.
  • Nunca forneça a senha ou número do seu Cartão do Cidadão.
  • Não preencha nenhum cadastro para saque do FGTS fornecendo seus dados pessoais: CPF, identidade, endereço.
  • Em caso de dúvida, procure os canais e a página oficial do banco, na internet, no endereço fgts.caixa.gov.br, direto em suas agências ou através do telefone 0800-724-2019
  • Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na página: www.psafe.com.
  • Mantenha um bom antivírus instalado no celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário