segunda-feira, 22 de junho de 2020

Juazeiro registra 354 casos confirmados do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) divulgou em seu boletim deste domingo (21) mais quatro casos positivos do novo coronavírus (Covid-19). Todos os resultados foram obtidos através de testes rápidos. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. Com essa atualização, Juazeiro registra agora 354 casos da Covid-19, sendo 118 recuperados. Os pacientes confirmados têm idades entre 18 e 44 anos.
O aumento no número de casos foi explicado pela Sesau como sendo “em decorrência da intensificação das testagens realizadas pelo município. Juazeiro soma mais de 5 mil testes já realizados entre os da prefeutura e aqueles realizados pelo Laboratório Central (Lacen) de Salvador. Com a intensificação das ações preventivas através das barreiras da vigilância e as ações nas comunidades, o município tem o registro de 3.181 notificações, sendo que 2.702 exames já estão descartados por testarem negativo para a Covid-19. Outros 125 estão aguardando resultado ou coleta. Sobre este dado, a Sesau informa que não está havendo alteração, pois as pessoas notificadas não estão comparecendo ao ponto de coleta para realização do exame. A secretaria continua insistindo nas ligações para que os mesmos possam fazer o exame”.
Dos 354 casos confirmados, 176 são do sexo feminino, 178 do masculino; deste total, 55 são profissionais de saúde. A Secretaria ressalta que tem 194 pessoas em isolamento domiciliar e 28 pacientes internados, sendo 20 em leitos de UTI e oito em leitos intermediários – estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para o tratamento da Covid-19.
Para o H1N1 não houve alteração nos números, permanecendo as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
Rede PEBA e privada
A UPA de Juazeiro conta com oito leitos equipados com respiradores e dois estão ocupados, representando assim 25% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos e, destes, nenhum está ocupado.   
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) dispõe de 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, no entanto dois leitos não estão habilitados ainda para uso. No boletim deste domingo, a Sesau informou que só teve acesso a informações de pacientes residentes em Juazeiro e o registro é de que seis estão na UTI. Dos 29 leitos intermediários, seis estão ocupados com pacientes de Juazeiro.            
O Hospital São Pedro, em Remanso (norte do Estado), tem 10 leitos de UTI. A Sesau teve a informação que quatro pacientes de Juazeiro estão internados na UTI da unidade. O hospital dispõe ainda de 30 leitos intermediários e um leito está ocupado com paciente de Juazeiro. O Hospital Ernesto Simões, em Salvador, permanece com um paciente de Juazeiro em estado grave na UTI da unidade e o Hospital Espanhol (também na capital) também tem outro paciente de Juazeiro internado na UTI.                         
O Hospital Neurocardio, em Petrolina (PE), disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento da rede pública e os pacientes de Juazeiro estão distribuídos da seguinte forma: dois internados em leitos de UTI disponibilizados para a rede pública e um paciente internado em leito intermediário privado. O Hospital Memorial, também na cidade pernambucana, disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento SUS; destes, quatro permanecem ocupados com pacientes de Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário