Nesta sexta-feira (20) é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data remete ao dia em que foi morto Zumbi dos Palmares, em 1695, líder que simboliza a luta contra a escravidão, pela liberdade do povo afro-brasileiro. Ele foi o último líder do maior quilombo do período colonial.
No Lambedor, localizado na Zona Rural de Lagoa Grande, cerca de 60 famílias preservam a cultura herdadas pelos antepassados que eram escravos há quase 300 anos. Obs: estas fotos foram de eventos realizado pela secretarias nos anos anteriores.
Uma das tradições movimenta a economia da comunidade. A venda de biscoito do tipo sequilho, produção de cachaça, além da capoeira e reizado que legitimam a cultural tradicional.
Esse ano, em decorrência da Pandemia de COVID-19 não será realizado um evento acessível para o público em geral, pois as restrições e recomendações de prevenção à saúde voltam-se para evitar aglomerados de pessoas. Com isso, serão realizados registros em forma de vídeo para apresentar a toda comunidade de Lagoa Grande-PE e região a cultura afro mantida pela comunidade quilombola do sítio Lambedor. O objetivo é resgatar a cultura e todas as tradições com o Grupo de teatro: Negros do Quilombo. com a apresentação: Entre Cordas e Tambores. em nosso município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário