sábado, 25 de janeiro de 2014

Quadrilha que praticava assaltos na BR 428 é desfeita pela Polícia civil em Cabrobó

Uma operação realizada na manhã desta sexta-feira (24), em Cabrobó, a 188km de Petrolina, conseguiu prender ao menos dois integrantes de uma quadrilha que vinha praticando assaltos na BR-428, nos entre os município de Cabrobó, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. A investigação policial que durou cerca de três meses conseguiu prender em flagrante por posse ilegal de arma e drogas , o jovem Felipe de Souza E Silva, conhecido por "Moral", de 19 anos, natural de Cabrobó/PE, e apreender um menor de 17 anos, natural de Santa Maria da Boa Vista. 

As investigações apontaram que o grupo que agia com bastante violência , chegando a tomar de assalto ao menos quatro motocicletas e ainda investiu contra uma guarnição da Polícia Militar no último dia 05, quando ao fazer rondas pela BR-428, próximo a Ponte, no bairro Vila das foram surpreendidos por um bloqueio de pedras a qual impedia a passagem dos veículos que trafegavam pela BR-428. Diante da constatação do fato os policiais militares desembarcaram das viaturas para desobstruir a rodovia e quatro elementos efetuaram disparos de arma de fogo em direção ao efetivo. 

O trabalho de investigação apontou que o grupo era formado por pelo menos seis pessoas e de posse das informações a Polícia civil solicitou os mandados de busca e apreensão localizando na residência de Felipe de Souza um rifle cal.22 , um simulacro de arma de fogo, 200 gramas de maconha pronta para consumo, além de diversos objetos produtos de roubos e furtos. 

Os outros jovens suspeitos de participarem do grupo foram ouvidos e liberados pelo delegado de plantão. Felipe de Souza e Silva foi recolhido a Cadeia Pública de Cabrobó e o menor infrator foi apreendido e recolhido na unidade da FUNASE em Petrolina, onde ficam a disposição da justiça. Participaram da Operação todo efetivo da policia civil 25ª DESEc, e policiais militares do NIS-03, Gati, Rocan, GT-Rural, GT-2512, todos da 2ª CIPM. ASCOM

Jovem de 28 anos foi assassinado neste sábado na Vila Eduardo

Através de denúncia ao 190 de que haveria disparos de arma de fogo na Vila Eduardo, a Central de Operações da Polícia Militar do 5º Batalhão em Petrolina, enviou uma de suas viaturas até a rua Cabrobó, mais precisamente no "bar da poeira", onde encontraram o corpo de Fábio Oliveira da Silva, de 28 anos, caido ao chão já sem vida.

De acordo com a polícia a vítima sofreu quatro tiros, 3 na região da cabeça e 1 na região do abdômen. As pessoas ouvidas pela polícia no local não conseguiram identificar as motivações do crime. Foi possível, no entanto, coletar a informação que os agressores seria um casal que teriam chegado ao local numa moto modelo cinquentinha, que não precisa de emplacamento, diminuindo as chances de investigação.

O crime aconteceu por volta das 15h deste sábado (25). Como de costume, o corpo do jovem morto foi levado ao Instituto de Medicina Legal, o IML, localizado no bairro Ouro Preto em Petrolina. 

Divulgado listão de aprovados em seleção conjunta do Sesi e Senai em PE

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgaram, nesta sexta-feira (24), o listão dos aprovados na seleção do programa de Educação Básica articulada com Educação Profissional (Ebep) em Pernambuco.  Mais de 3,5 mil candidatos concorreram no processo seletivo.
Aprovados poderão cursar o ensino médio no Sesi e, ao mesmo tempo, realizar um curso profissionalizante no Senai gratuitamente. A matrícula dos classificados será realizada na segunda (27) e na terça (28), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola do Sesi em que o candidato concorreu à vaga. As aulas estão previstas para começar em 5 de fevereiro.
Atualmente, o programa tem 1.400 alunos matriculados no Recife, em Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Caruaru, Araripina e Petrolina. Este ano, o projeto chega também aos municípios de Escada, na Zona da Mata Norte, e no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Prefeitos do Sertão se reunirão em Afogados da Ingazeira para lançamento do programa ‘Pernambuco 2035′

Prefeitos de 35 municípios do Sertão pernambucano se reunirão na próxima terça-feira (28) em Afogados da Ingazeira para o lançamento do programa ‘Pernambuco 2035 – Plano de desenvolvimento de longo prazo’, criado pelo Governo do Estado, com o apoio do Movimento ‘Brasil Competitivo’. O convite foi feito pelo presidente da Amupe e prefeito de Afogados, José Patriota.
A ferramenta busca oferecer novas orientações para o crescimento ordenado e sustentável dos municípios, aproveitando as potencialidades de cada região e as tendências de longo prazo do Brasil e do mercado global.
A reunião irá acontecer na sede da Amupe e tem como objetivo elencar os principais desafios interno e externo para o desenvolvimento do estado. Na ocasião serão debatidas, entre outros temas, uma agenda de inovação e mudanças, projetos estruturantes e um plano de investimentos e de financiamento para orientar a captação de mais recursos públicos e privados. Entre os gestores convidados estão os prefeitos Julio Lossio (Petrolina) e Marcones Libório (Salgueiro).

Municípios do semiárido baiano atingidos pela estiagem recebem 232 equipamentos do PAC2

O governador em exercício e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, entregou na manhã desta sexta-feira (24), em Feira de Santana, 232 equipamentos, sendo 40 caminhões-pipa, 116 pás-carregadeiras, 76 caminhões-caçambas, que servirão aos municípios baianos, principalmente os do semiárido.

"Todos os equipamentos que foram entregues irão ajudar os municípios da região, principalmente os que mais sofrem com a estiagem", afirmou Otto, que também visitou as obras do aeroporto de Feira de Santana e assinou ordem de serviço para a construção da rodovia que irá interligar a Avenida Contorno e o aeroporto, localizada na BA-503.

Segundo o governador em exercício, até o fim deste ano, o aeroporto já contará com voos regulares. No entanto, ainda não há previsão do número de voos e se serão diários ou semanais. "Vai depender da análise da demanda, mas Feira de Santana e as cidades localizadas ao seu redor possuem mais de um milhão de habitantes, o que valida a necessidade de um aeroporto que faça jus à região". ASCOM

Rivaldo critica Copa do Mundo no país: 'Brasil vai passar vergonha'

Rivaldo foi um dos protagonistas do último título mundial da seleção brasileira (2002), mas anda sumido quando o assunto é Copa do Mundo. O jogador do Mogi Mirim, no entanto, parece ser contra a realização de um Mundial no Brasil. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o pentacampeão, de 41 anos, criticou a organização e disse que o país não tem condições de receber o evento. - Nós já sabíamos que isso aconteceria, mas não quero mais dar a minha opinião sobre isso. Disse outras vezes que o Brasil não tem condições para organizar o Mundial. Vai ser difícil, o Brasil vai passar uma vergonha – disparou Rivaldo. O jogador ainda criticou o fato de o Governo estar gastando dinheiro público com a Copa do Mundo e deixando questões como educação e saúde de lado. - O Brasil tem muita coisa para fazer, como, por exemplo, nas áreas da educação e da saúde, e não estádios para o Mundial. Vão gastar muito dinheiro para um só mês - completou. Rivaldo fez as declarações após a derrota do Mogi Mirim, por 4 a 0, para o São Paulo. Neste jogo, aliás, o meia foi a grande novidade, pois é o presidente do Sapo e convivia com problema no joelho desde no ano passado, quando foi colocado em xeque a manutenção da carreira.
Imagem: Marcello Zambrana/Gazeta Press

Fonte: Globo Esporte/Política na Rede

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ex-goleiro Bruno é punido por ameaçar colegas de prisão

O ex-goleiro Bruno Fernandes foi punido com a perda de um terço dos dias de redução da pena à qual foi condenado pelo sequestro e morte da ex-amante Eliza Samudio. 

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), ele foi punido por falta grave porque "ameaçou dois detentos e um agente penitenciário". 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais não informou o número de dias a que o atleta tem direito pelas atividades já exercidas na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Minas Gerais. AgenciaEstado

Igarassu sai na frente e é a 1ª cidade nordestina a aprovar passe livre a estudantes

Estudantes de cursos técnicos e de nível superior de Igarassu ganharam um motivo para comemorar. A cidade é a primeira do Nordeste a garantir o Passse Livre aos estudantes. A novidade também vai beneficiar estudantes das famílias de baixa renda, residente no município e que estejam inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico).

A conquista foi batalhada pelo Movimento Estudantil de Igarassu em parceria com a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Igararassu. Com o Passe Livre os estudantes vão ganhar um cartão no valor de R$74 ou R$148 mensais para circular em toda a Região Metropolitana do Recife.

OS estudantes que vão usufruir do benefício tem, obrigatoriamente, que ter uma frequência escolar mínima de 70% e aprovação de 80% das matérias cursadas no período. BlogdoEdney

Lossio, João Lyra Neto e o palanque de Dilma em Pernambuco

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), vive alardeando na imprensa que não acompanharia de jeito nenhum o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho ou o secretário Tadeu Alencar, caso um desses dois nomes seja o indicado pelo governador Eduardo Campos (PSB) para disputar sua sucessão.
Lossio deixa claro que o único a ter seu aval seria o vice-governador João Lyra Neto (PDT). Como assim?
É certo que o partido do prefeito, o PMDB, anda de braços e abraços com os socialistas. Mas Lossio, hoje, é aliado da presidente Dilma Rousseff (PT) e vai apoiar a reeleição dela.
Supondo-se que Eduardo escolha Lyra Neto como o candidato a governador, como ficaria o prefeito de Petrolina? Acompanharia seu partido? e o candidato a governador de Dilma em Pernambuco, que é o senador Armando Monteiro Neto (PTB)? Lossio viraria as costas à presidente no estado?
Não deve tardar muito para sabermos todas essas respostas.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Delegado troca sexo e pode trabalhar na Defesa da Mulher

Uma cirurgia de mudança de sexo, realizada na Tailândia, é o assunto do momento nos bastidores da segurança pública de Goiás. Há cerca de seis meses, um delegado de Polícia Civil entrou de licença médica, viajou até a Ásia, onde submeteu-se à mudança de sexo, da qual ainda se restabelece. Em fevereiro, quando deverá voltar ao posto, no lugar do delegado Thiago de Castro Teixeira, quem assumirá será a delegada Laura de Castro Teixeira. 

E Laura reassumirá com a possibilidade de lotação na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (Deam) Central de Goiânia, onde a titular, Ana Elisa Gomes Martins, carente de reforço, garante uma boa recepção. "Se ela vier, será recebida com profissionalismo e para atender uma grande demanda de um público carente", informa a delegada Ana Elisa, que chefia uma especializada com três delegadas adjuntas e quatro plantonistas, todas sobrecarregadas pela violência contra a mulher. 

A mudança de nome de Thiago para Laura foi autorizada pela Justiça e por isso o novo registro civil do delegado passou a ser do sexo feminino. No Facebook, desde o final de outubro, Laura já exibia o novo visual, contrastando bastante com a imagem pública do então delegado Thiago, geralmente usando terno, camisa de mangas compridas e outras peças todas do vestuário masculino. 

Na foto mais recente, postada em 13 de dezembro, a agora "delegada" aparece com o rosto maquiado e vestida com a camiseta preta padrão com o timbre da Polícia Civil, muito utilizada pelos policiais da corporação durante operações. Os cabelos longos e bem escovados nem de longe lembram as madeixas desalinhadas e amarradas, geralmente em um rabo de cavalo, mantidas presas sempre que concedia entrevistas sobre casos policiais. 

A história foi revelada nesta quinta-feira, 23, pelo jornal Diário da Manhã (DM), que dá como certa a posse dela como delegada da Mulher de Goiânia. A reportagem mostrou a surpresa de alguns ex-colegas de trabalho com as mudanças feitas por Thiago. "O delegado era implacável em ações que exigiam demonstração de 'macheza' e sua conduta era de um homem que exalava testosterona, não de um indivíduo que pudesse mudar de sexo e vir a se tornar uma figura feminina", declarou um escrivão ouvido. 

Policial tido como sério, com atuação firme nas operações de combate à criminalidade promovidas pela Polícia Civil, onde ingressou há cerca de quatro anos, Thiago foi delegado titular das cidades de Trindade e Senador Canedo, ambas na região Metropolitana de Goiânia. Também atuou como coordenador do grupo especial de repressão a narcóticos (Genarc) da cidade de Porangatu, no Norte de Goiás. 

Outros detalhes pessoais sobre a vida do policial que vieram a público com a mudança de sexo, dizem respeito ao passado de Thiago, que foi casado e tem dois filhos. 

À reportagem, uma fonte da Polícia em Goiânia informou, solicitando o anonimato, que a mudança de sexo "não foi uma surpresa de agora, já que a licença e a viagem à Tailândia eram sabidas de algumas pessoas há alguns meses". A fonte sinalizou que, nos bastidores da corporação, a condição do delegado era conhecida, "mas não comentada amplamente, inclusive porque ele tem uma atuação linha dura". 

O caso é tratado com cuidados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). A assessoria de imprensa da Polícia Civil evitou informar os contatos da delegada Laura. Segundo a assessoria, o diretor geral da PC, delegado João Carlos Gorski, não comentará o caso, justificando se tratar de assunto pessoal "que não afetará em nada a parte administrativa" do cargo exercido pela delegada, já que houve autorização judicial para a mudança de nome. Ainda segundo a assessoria, não há definição - por enquanto - sobre a próxima lotação de Laura, indicando que não está confirmada ou descartada uma atuação como delegada da mulher. 

Na Delegacia da Mulher, tradicionalmente, a maior parte dos postos de delegados é ocupada por mulheres, mas algumas vezes já foram ocupados por homens. Na Especializada, homossexuais homens, como travestis, não são atendidos. O atendimento é exclusivo para mulheres, entre as quais lésbicas vítimas de violência. AgenciaEstado

Covest divulga listão com aprovados no vestibular da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, nesta quinta-feira (23), o listão dos aprovados no vestibular 2014 da instituição. Os três primeiros colocados são todos do sexo masculino. Para consultar o resultado, clique aqui..
Ao todo, são 6.607 vagas distribuídas em 97 cursos no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória de Santo Antão (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. Na segunda fase da seleção deste ano, de um total de 40.452 candidatos inscritos, 3.243 faltaram a prova, deixando em 8% o índice de abstenção.
Matrículas
Os candidatos classificados devem efetuar a entrega de documentos (pré-matrícula) a partir do próximo dia 31 de janeiro, na Coordenação do Corpo Discente dos campi do Recife, de Caruaru e de Vitória de Santo Antão. O edital de matrícula está disponível no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad).

Inconformados com fechamento de escola em Simpatia, moradores interditam Guararapes e pressionam Lossio


Inconformados com a decisão do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, em fechar a Escola Municipal Tenente Jessé, no povoado de Simpatia, a cerca de 90 quilômetros da zona urbana, centenas de moradores promoveram uma mobilização na manhã desta quinta-feira (23) em frente à prefeitura, na Avenida Guararapes, Centro da cidade.
Aos gritos de “prefeito, cadê você?” e com várias faixas de protesto, pais e alunos da localidade chegaram à sede da prefeitura por volta das 10h30. No final da manhã eles interditaram a Guararapes com a Avenida Joaquim Nabuco. O trânsito teve de ser desviado, gerando aborrecimentos em alguns motoristas, que tentavam furar o bloqueio. Um deles por pouco não atropelou os manifestantes. Outro, identificado como policial filho de um médico, chegou a sacar uma arma para o grupo no intuito de abrir caminho. Guardas da EPTTC e PMs do 5° Batalhão foram acionados até o local, passando a monitorar a mobilização.
Antes de irem à prefeitura, os moradores foram recebidos pelo secretário de Educação, Heitor Bezerra Leite, que tentou argumentar sobre a decisão. A postura do secretário durante a reunião, no entanto, foi duramente criticada. “Só ele queria falar”, disse uma das manifestantes.
A justificativa do município é de que a prefeitura está retomando o processo de nucleação das escolas, que começou no ano 2000, e não na atual administração, como forma de otimizar o ensino público, já que muitos alunos vieram para a área urbana. Mas os argumentos não foram aceitos. Mãe de aluno na escola Tenente Jessé, Islane Coelho de Lima admite o pouco número de alunos no estabelecimento. No entanto, outra questão primordial deve ser levada em conta.“O que importa não é quantidade, mas qualidade. Todos os anos temos alunos na escola que se destacam no município. Um deles, Caio, ganhou o primeiro lugar na Olimpíada de Matemática”, afirmou.
Outra mãe, Josilene Rodrigues, endossa as palavras da comunitária. Moradora da localidade de Morro do Mel, ela tem dois filhos e informou que um deles já tem de acordar às cinco da manhã para enfrentar cerca de 50 quilômetros até Simpatia.“Se a escola fechar, ele terá de ir para outra ainda mais longe. Que horas meu filho terá de acordar?”, desabafou.
Promessa
Um dos moradores de Simpatia conhecido como “Cabeção”, que foi candidato a vereador na cidade com apoio de Lossio, tentou mediar um diálogo entre o grupo e o prefeito. Ele conseguiu falar pelo telefone com o secretário de Governo, Orlando Tolentino, o qual lhe informou que na próxima semana, após fazer nova viagem, Lossio definiria uma data e local para receber os moradores. Mas o líder do movimento, Gleidson Araújo, não ficou muito satisfeito e prometeu um novo protesto. “Moramos muito longe. Teve gente aqui que vendeu até suas galinhas para vir a Petrolina. Vamos embora porque somos pais de família responsáveis. Mas iremos voltar, e com mais gente ainda”, afirmou Gleidson. “A resposta do povo de Simpatia será dada nas urnas”, completou.

Dupla assalta correspondente bancário em Serra Talhada e leva pagamentos do Bolsa Família

Uma agência correspondente da Caixa Econômica Federal, foi assaltada por dois homens armados na manhã desta quinta-feira (23), em Serra Talhada, Sertão pernambucano. Segundo informações, os bandidos aproveitaram o momento que um funcionário abria a loja, por volta das 7h, para invadir o estabelecimento e anunciar o crime.
Na ação, a dupla teria levado cerca de R$ 19 mil. O responsável pela agência, César Augusto, conta que os bandidos aproveitaram o momento em que o funcionário arrumava a porta do estabelecimento para entrar no local e depois fechar as portas.
Dentro do recinto, os criminosos retiraram todo o dinheiro que deveria ser pago ao beneficiários do Programa Bolsa Família. Segundo as informações da Polícia, as imagens das câmeras de segurança da agência já foram solicitadas e deverão ajudar no reconhecimento dos criminosos. (fonte/foto: O Farol de Notícias)