quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CUIDADOS COM A MENINGITE: VACINAÇÃO É IMPORTANTE

A vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) alerta a população sobre as formas de prevenção e os cuidados necessários para combatê-las a meningite, considerada uma doença endêmica, podendo ocorrer ao longo de todo o ano, com surtos e epidemias ocasionais.
Segundo a deputada, que é profissional de saúde, a ocorrência mais comum das meningites é a bacterianas no inverno e as virais no verão. Apesar de não terem sido registrados casos da doença neste início de ano, a parlamentar ressalta importância dos cuidados e da vacinação para evitar o surgimento dos mesmos ao longo dos meses. “Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite, dentre elas, as que estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança como BCG - que previne as formas graves de tuberculose, incluindo a meningite tuberculosa - e a vacina contra a meningite por Haemophilus influenzae tipo b. Então, população, fique atenta aos cartões de vacinação para mantê-los atualizados e, caso haja possibilidade de ocorrência da doença, procure por atendimento adequado o mais breve possível para reduzir o avanço e transmissão”, alerta a parlamentar.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, os sintomas da doença em crianças acima de 1 ano de idade e em adultos são febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e continua, vômitos em jato, nauseas e rigidez de nuca. Em crianças menores de um ano de idade é preciso atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, e rigidez corporal com ou sem convulsões.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Para isso, é necessário haver um contato direto com as secreções do infectado ou permanecer no mínimo quatro horas com ele em ambiente fechado. Segundo informações do Ministério da Saúde, a meningite é a inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal) e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos. As bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido a sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e, no caso da bacteriana, a gravidade dos casos. 
Ascom Graça Pimenta

Sem novidade: Cadastramento no ‘Chapéu de Palha’ é marcado por longas filas em Petrolina

O cadastramento de trabalhadores rurais no programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada, mais uma vez, está sendo marcado pelas longas filas no Centro de Convenções de Petrolina. O processo começou na última segunda-feira (27) e seguirá até a próxima sexta-feira (31), mas até lá os beneficiários precisarão de muita paciência para tentar garantir o seguro.
Quem mora longe do Centro sofre ainda mais para fazer o cadastramento. É o caso do trabalhador José de Oliveira, que saiu de sua casa às 4h30 para garantir uma vaga na fila. “A gente saiu de casa ainda de madrugada porque a gente sabe que a fila é grande,e para não enfrentar o sol da tarde. Mas aqui está demorando demais”, lamenta.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina, Francisco Pascoal ‘Chicôu’, lamentou o fato, mas garantiu que este ano já houve melhorias no atendimento em relação aos anos anteriores.
Eu estive lá no primeiro dia de cadastramento e não tinha ninguém no sol, como acontecia todos os anos. Esta foi até uma sugestão nossa à coordenação geral do programa, e certamente melhorou o atendimento. Mas lamentamos que hoje as filas estejam grandes, nossos trabalhadores merecem, é claro, todo o nosso respeito”, disse.
Segundo assessoria do STR de Petrolina, os trabalhadores também poderão procurar outros locais para efetuarem o cadastramento: Agrovila Massangano (Escola Municipal Irmã Luíza Gomes, Avenida Principal, s/nº); Bebedouro (Escola Estadual Antonio Nunes dos Santos Avenida Principal, s/nº, NS 01); bairros João de Deus, José e Maria e São Gonçalo, além do STR (Avenida 31 de março, s/nº, Centro); N–4(Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida Rua B, s/nº, perímetro irrigado Senador Nilo Coelho); N -10 (Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade, Avenida Principal, s/nº, perímetro irrigado Senador Nilo Coelho); Projeto Maria Tereza (Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, Avenida Principal, s/nº, Vila do Quilômetro 25); e Tapera (Escola Municipal Félix Manoel dos Santos, Avenida Principal, s/nº, Estrada de Tapera).

O BAR DO PIRÃO PROMOVE DIA 7 DE MARÇO DOCE MALICIA


Ministério Público quer afastamento definitivo de vereadores envolvidos no escândalo em Caruaru

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou, nesta terça-feira (28), o o afastamento definitivo dos dez vereadores indiciados na Operação Ponto Final da Polícia Civil, no último mês de dezembro. De acordo com a promotora Bianca Stella Azevedo Barroso, após o encaminhamento da solicitação ao Poder Judiciário, caberá ao juiz da Vara da Fazenda de Caruaru julgar o processo.

Caso sejam condenados, os dez vereadores poderão perder a função pública, ter os direitos políticos suspensos e podem ainda ser condenados a pagar multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração que recebem.

Ao site G1/PE, Bianca Stella informou também que o secretário de Relações Institucionais da prefeitura, Marco Casé, e o secretário adjunto, Davi Cardoso, serão notificados para comparecer à sede do MPPE em Caruaru para prestar declarações. “A ouvida dessas novas pessoas será feita porque elas foram citadas pelos vereadores. Quando ouvimos os dez, terminamos uma parte do procedimento. Agora, continuaremos ouvindo para apurar outras denúncias”.

Os parlamentares processados são: Neto (PMN), Maviael Peixoto (PMN), Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM), Lorinaldo Florêncio de Morais (Louro do Juá – PS), Jailson Soares de Oliveira (Jajá – Sem partido), José Givaldo Francisco Oliveira (PP), Eduardo Cantarelli (SDD), Pastor Jadiel Nascimento (PROS) e Erivaldo Soares Florêncio (Val das Rendeiras – PROS). Folha de Pernambuco

QUARTA E QUINTA VERDE NO SUPERMECADO MARTINS


Homem é partido ao meio por caminhão em Juazeiro-BA

Por vota das 21h00 de hoje (28), um homem foi partido ao meio após ser atropelado por um caminhão nas proximidades do Atacadão Assaí, em Juazeiro-BA. Informações de populares dão conta que um caminhão, que possivelmente faria uma entrega amanhã cedo no citado estabelecimento comercial, atropelou um homem, sendo que o local estava muito escuro, e ainda segundo populares, o motorista não tinha visto o pedestre. A Polícia Militar isolou o local até a chegada do IC e eventual condução do corpo ao IML. 

Fonte: Blog Diniz K-9

Fernando Bezerra governador e a força que vem do interior

O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, está tranquilo. Ele espera pacientemente a decisão do governador Eduardo Campos em anunciar o candidato do PSB à sua sucessão. Na legenda socialista os nomes já estão colocados à mesa e FBC ainda espera ser ungido candidato a governador. E aguarda com forte esperança.
O jogo ainda está sendo jogado. O governador sabe a hora certa de anunciar e estou no páreo. Nunca escondi minha vontade de governar o meu estado. Me preparei uma vida para isso e acho que é o meu melhor momento”, explica.
O ex-ministro preparou-se para este momento como nunca. Agora, ele é um nome conhecido e reconhecido em todo o estado. Foi destacado por onde passou, sobretudo como um gestor preparado e capaz.
FBC é aliado de primeira hora de Eduardo e disciplinado partidariamente em decisões e posturas importantes o tempo inteiro.
Sua chegada ao Palácio do Campo das Princesas não seria a vitória de um homem só, mas a quebra de paradigmas centenários e a certeza de que um homem do interior também pode ser governador do seu estado, exatamente como os políticos da capital. Se ele chegar, a vitória será de cada cidadão do interior do Estado.
Testado e aprovado, sua reconhecida condição de executivo competente pode ser um diferencial importante para a escolha do seu nome.
Torcem contra esse sertanejo virar governador somente os que têm interesses próprios contrariados. Para esses, um governador filho da terra não é conveniente se não estiver em seus palanques.
Torcer contra esse projeto é torcer contra as próprias origens. É torcer contra sua gente.
Depois de Nilo Coelho, um interiorano nunca tinha chegado tão longe e tão perto da nova possibilidade. A chance de uma outra oportunidade como essa acontecer é remotíssima e pode demorar tempo demais.
A hora é agora.

Polícia erradica quase 78 mil pés de maconha em ilha de Curaçá

Uma roça com quase 78 mil pés de maconha foi localizada na última segunda-feira (27) em Curaçá, no norte da Bahia. A erva foi plantada em 19,5 covas na Ilha do Tabuleiro, área ribeirinha do município, próximo ao povoado de Curralinho, no distrito de Riacho seco.
Policiais lotados na 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) chegaram à plantação por meio de denúncia anônima.
Não há informações se alguém foi preso durante a operação. Toda a maconha foi incinerada pela polícia. Uma amostra da erva foi entregue à Delegacia de Polícia Civil (DPC) local, que vai apurar o caso. (Foto: 45ª CIPM/divulgação)

Depois de reclamações, Prefeitura de Petrolina abre vagas para profissionais de educação especial

Depois de muitas queixas, principalmente das pessoas com deficiência auditiva, a Secretaria de Educação de Petrolina divulgou ontem (28) o edital da seleção simplificada para diversos cargos na área de educação especial inclusiva. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 61 vagas.
As inscrições já estão abertas e há oportunidades para instrutores de libras, intérpretes de libras, professor de atendimento educacional especializado, assistente auxiliar de sala de aula e professor brailista.
Os interessados devem fazer a inscrição até sexta-feira (31), das 8h às 18h, no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, localizada na Avenida Guararapes, no Centro de Petrolina.
O processo seletivo será realizado em uma única etapa, constituída de análise curricular. Apenas os candidatos às vagas de instrutores, intérpretes de libras e professor de braile passarão por uma prova prático-profissional.
Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, o resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de fevereiro.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Facape abre 18 vagas para professor, com inscrição de R$ 100 e salário de R$ 632 a R$ 910

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo nº. 1/2014 da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Pernambuco, destinado à contratação temporária de Professores. 

As oportunidades são para ministrar aulas nas seguintes áreas: Informática I e Banco de Dados I e II (2 + CR); Informática II e Redes de Computadores/ Controle e Avaliação (2 + CR); Informática III - Gestão de TI (2 + CR); Assistência Social (2 + CR). Para preencher essas vagas, os candidatos devem ser, no mínimo, graduados em cursos de Computação/ Informática e Serviço Social. 

O salário oferecido é de R$ 632,60 para Graduação e Especialização, de R$ 758,92 para Mestrado e de R$ 910,58 para Doutorado. O regime de trabalho será de acordo com o número de turmas assumidas, em horário estabelecido pela Facape. 

As inscrições devem ser efetuadas entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2014, a partir das 9h do primeiro dia até às 19h do último dia, pelo site www.facape.br, onde é necessário preencher o formulário eletrônico, imprimir e efetuar o pagamento do boleto referente à taxa, no valor de R$ 100,00. Feito isso, o candidato deve entregar a ficha de inscrição, comprovante de pagamento da taxa, cópia do documento de identidade, uma foto 3x4 e Curriculum Vitae devidamente comprovado. 

Todos os participantes serão selecionados por meio de prova de conhecimento e desempenho didático e prova de títulos. Para mais informações, acesse o edital completo clicando AQUI. PCI

Detento viola tornozeleira eletrônica no Santa Luzia e é conduzido à Penitenciária

Um preso, monitorado através de tornozeleira eletrônica, teve sua saída temporária suspensa após violar o equipamento utilizado para monitorar os detentos, em Petrolina.
Segundo as informações policiais, uma equipe policial foi encaminhada à residência do detento no bairro Santa Luzia, depois que a Central de Monitoramento, observou que o detento, havia violado o equipamento. O preso foi encaminhado à Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.

VISÃO DIGITAL STUDIO


OPERAÇÃO CONJUNTA DO NIS/4 E MALHAS DA LEI DA 7ª CIPM ERRADICA PLANTAÇÃO DE MACONHA

Na tarde desta última segunda-feira (27-01-2014), operação conjunta do NIS/4 e Malhas da Lei da 7ª CIPM, erradicaram, aproximadamente, 03 (três) mil pés da erva Cannabis Sativa, popularmente conhecida por Maconha, a mesma fora localizada nas mediações da adutora oeste, próximo da agrovila 04 do Projeto Fulgêncio; pronta para colheita.
No local não foram localizados imputados, tendo o efetivo erradicado o plantio e subtraído uma amostra da erva a fim de ser entregue na Delegacia de Polícia local para as devidas medidas legais. A ocorrência teve como registro o Boletim de Ocorrência – BO nº 127/14