A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), deve inaugurar até o final do mês o primeiro Laboratório de Melhoramento Genético e Inseminação Artificial da Caprinoovinocultura do Vale do São Francisco. A estrutura está pronta no distrito de Jutaí, interior do município, faltando apenas a conclusão da contratação dos profissionais especializados que irão atuar no equipamento.
O laboratório foi construído através da parceria entre os governos municipal e federal, por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíb) num investimento superior a R$ 100 mil. Segundo o secretário titular da Seadi, Reginaldo Alencar, o trabalho também contará com o envolvimento do IPA, órgão do governo estadual ligado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, que irá ceder veterinários para a realização do trabalho.
“A melhoria do rebanho proporcionará um mercado melhor para os criadores e a diversificação desta cadeia produtiva, o que dará mais lucro à atividade”, disse Reginaldo Alencar. O Laboratório terá a capacidade de receber entre 3 e 5 matrizes por experiência. “A meta é beneficiar todos que integram essa cadeia produtiva em nosso município”, reforça o secretário municipal de Agricultura.
O rebando em Lagoa Grande conta com 60 mil cabeças e mais de 1 mil famílias vivem da criação no município. O projeto conta também com o apoio do Arranjo Produtivo Local da Caprinoovinocultura (APL de Lagoa Grande).
Nenhum comentário:
Postar um comentário