O presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, confirmou esta semana na abertura do Salão de Automóvel de Detroit, que a marca pretende instalar uma nova fábrica no Brasil ou ampliar uma unidade já existente no País. O executivo evitou aprofundar o tema. Não deu pistas de qual Estado estaria com mais chances, mas deixou claro que a situação ainda está indefinida e não há uma data específica para fazer o anúncio.
Desde o segundo semestre de 2011 que se especulava a vinda da fábrica para o país e o Governo de Pernambuco se posicionou na briga para conquistar a montadora para o Estado. Diante disso, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, vem desde então defendendo que caso Pernambuco seja o escolhido que a Volkswagen fique em Petrolina, maior cidade do Sertão, pólo fruticultor e da agricultura irrigada conhecido nacionalmente e com infraestrutura e condições suficientes para abrigar a indústria.
“Temos plenas condições de receber a montadora e com essa confirmação que ela virá mesmo para o Brasil, vamos reforçar a defesa de nosso estado e da nossa querida Petrolina como sede da montadora, uma das maiores do mundo e que irá ser um marco para a cidade que já tem potencial econômico suficiente para receber a Volks”, enfatizou o parlamentar petista.
Os pernambucanos há muito esperam a posição oficial da montadora alemã. Para quem não lembra, o presidente da marca no Brasil, Thomas Schumall, declarou em setembro do ano passado que Pernambuco estava na disputa com outros cinco Estados e desde então muitas especulações surgiram. As negociações e encontros entre representantes do governo do Estado e executivos da Volks são conhecidos do público.
Representantes da marca já estiveram várias vezes sobrevoando a região e reunidos com integrantes da alta cúpula do governo estadual para ouvir as propostas. As notícias veiculadas pela imprensa a respeito dão conta de que a nova unidade terá capacidade para produzir até 250 mil veículos por ano. E o Up! um automóvel recém-lançado na Europa e que vai atender a vários mercados do mundo seria o modelo fabricado nesta nova planta. Ele viria para ser o Fusca do século 21.
Além de Pernambuco, há mais cinco Estados interessados na nova fábrica da Volks: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Para o anúncio oficial da unidade com o local, seria preciso resolver o sistema tributário brasileiro, um novo regime de cobrança de impostos. O governo e várias montadoras aguardam essa definição para anunciar novas unidades no País.
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