Um curto-circuito, seguido de incêndio em uma chave seccionadora que faz a ligação elétrica entre as regiões Sul e Sudeste com a Norte e Nordeste pode ter provocado o apagão que deixou o Norte e o Nordeste do Brasil às escuras. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (26) por Hermes Chipp, diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, ele informou que uma reunião será realizada, às 10h, para formalizar o ocorrido.
“Sabemos que houve um curto-circuito seguido de incêndio em uma chave seccionadora que liga os sistemas do Sul e Sudeste com o Norte e Nordeste. Por medida de segurança, com o fogo, a chave desliga automaticamente e interrompe o sistema elétrico, isolando as duas regiões do Brasil. Trata-se de uma medida de proteção”, explicou.
Chipp falou ainda que o sistema que teve problemas na noite de quinta (25) e provocou o apagão é novo. “Não houve falta de manutenção do sistema. Temos oito circuitos de 500 quilowatts cada um. Houve um incêndio que o desligou. Estamos sempre fazendo medidas corretivas e preventivas em nosso sistema, mas trata-se de um equipamento que pode falhar. Não temos como dizer que nunca mais haverá um problema como esse”, finalizou. As informações são do JC Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário