sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Audiência reúne produtores contra aumento da tarifa de água da adutora de Caraíba




Atendendo proposição do vereador Crisóstomo Lima (Zó do PC do B), produtores e proprietários rurais, representantes de associações e usuários da água da adutora da Mineração Caraíba, reuniram-se ontem no auditório da Câmara Municipal para discutir (e condenar com veemência) o aumento imposto pela empresa no valor do metro cúbico da água de 17 para 38 centavos.
Sem a presença de representantes da Caraíba, que alegou não ter recebido o convite, diversos representantes das comunidades se pronunciaram. O Presidente da Associação de Produtores de Manga de Santa Helena propôs a criação de um conselho permanente que pudesse acompanhar e discutir os valores. José Carlos Batista da APRA3 disse que está correndo “atrás para poder permanecer na adutora.  Caraíba que que a gente pague o preço do cobre”.
“Não estamos fazendo favor para a mineração. Nós pagamos e queremos pagar um preço justo e não o que ela impõe”.
Para o vereador Zó “ a situação é crítica e este é um problema de toda sociedade e não apenas dos produtores. Vamos à ANEEL e à ANA para discutir o valor da tarifa de energia e da água. O valor é muito acima do que os produtores podem pagar”.
Novos vereadores estreiam na defesa de produtores da adutora
Estiveram na sessão diversos vereadores eleitos, entre eles Amilton Ferreira,  Nalvinho, Tiano, Café, Anastácio, Eduardo, Anderson  e o Sargento Bastos, pronunciando-se a favor dos  produtores. Tiano (PT), lembrou que a “Caraíba é uma empresa privada, mas foi financiada com recursos públicos e por isso deve explicações e tem responsabilidades sociais”.
A vereadora Suzana, reeleita com expressiva votação na região, disse: “o povo do interior pede tão pouco: água, luz e estrada”, comprometendo-se engajar-se na luta pela revisão da tarifa: “Vamos até onde for preciso para resolver este problema”.
Amilton lembrou que a Caraíba paga “a tarifa verde de energia (que é o uso de energia em horários fora do pico), e empurra o maduro no povo”, discursou aplaudido pelo auditório lotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário